Centro de Negócios de Huaxin / Scenic Architecture

Centro de Negócios de Huaxin / Scenic Architecture - Imagem 2 de 13Centro de Negócios de Huaxin / Scenic Architecture - Imagem 3 de 13Centro de Negócios de Huaxin / Scenic Architecture - Imagem 4 de 13Centro de Negócios de Huaxin / Scenic Architecture - Imagem 5 de 13Centro de Negócios de Huaxin / Scenic Architecture - Mais Imagens+ 8

Centro de Negócios de Huaxin / Scenic Architecture - Imagem 5 de 13
© Shengliang Su

Espero que este edifício possa nos esclarecer acerca da relevância que existe entre o humano, a natureza e a sociedade. O complexo de escritórios Huaxin situa-se a oeste da estrada Guilin e possui uma extensa área verde na parte sul de sua entrada. Esta terra verde possui 6 velhas árvores de cânfora e abre-se para a estrada principal - foram esses os dois ponto de partida do projeto, e, consequentemente, levaram a duas estratégias básicas adotadas para o desenvolvimento do centro de negócios: A primeira seria elevar o corpo principal do edifício até o segundo pavimento, a fim de maximizar o espaço verde do térreo; a segunda seria estabelecer um relacionamento íntimo e interativo com as 6 árvores, e ao mesmo tempo protegê-las no terreno.

Centro de Negócios de Huaxin / Scenic Architecture - Imagem 2 de 13
© Shengliang Su

O edifício concluído é composto por quatro estruturas suspensas de forma independente, ligadas através de pontes. 10 peças de aço e paredes de concreto sustentam as estruturas superiores, todas elas cobertas por painéis reflexíveis de aço inoxidável, que contêm toda canalização vertical e refletem o ambiente verde do entorno. Estas paredes ajudam a criar o efeito suspensivo dos volumes superiores. Um átrio no térreo é cercado por vidros posicionados entre três estruturas, apresentando uma variedade de cenários e a entrada de luz natural através de claraboias e demais transparências geradas pelo projeto, possibilitando uma interação espacial entre interior e exterior.

Centro de Negócios de Huaxin / Scenic Architecture - Imagem 3 de 13
© Shengliang Su

Aproximando-se do segundo pavimento através da escada no átrio, uma nova ordem espacial é revelada ao longo do caminho. Quatro volumes suspensos, sustentados por treliças de aço, se estendem horizontalmente em meio as velhas árvores e alternam suas formas entre"Y" ou "L". Faixas de alumínio trançadas e tensionadas foram anexadas às paredes translúcidas destes volumes, que apresentam a estrutura treliçada de forma indistinta e se tornam containers e fronteiras entre uma série de espaços interiores e exteriores. Ao caminhar entre essas paredes translúcidas, o visitante vai encontrar eventualmente salas, pátios, pontes e diferentes cenários guiados por elas. Os ramos e folhas das árvores atravessam o edifício livremente e se tornam amigos palpáveis.

Centro de Negócios de Huaxin / Scenic Architecture - Imagem 4 de 13
© Shengliang Su

Aqui, a estrutura, o seu material aderente, e os ramos e folhas das árvores se entrelaçam em conjunto para apresentar a atmosfera de cada espaço. É sob a organização do tempo (ou do caminho) que estes espaços (sala e pátio) realizam uma experiência ambiental, onde tempo e espaço interagem. É um trabalho que recebe colaboração tanto da arquitetura quanto da natureza.

Centro de Negócios de Huaxin / Scenic Architecture - Imagem 6 de 13
© Shengliang Su

Jamais devemos esperar respostas positivas da natureza, a menos que a tratemos de forma positiva. A arquitetura do século 21 não só deve responder às necessidades do ser humano, mas também agir como um intermédio positivo entre o homem e o meio ambiente. O objetivo essencial da arquitetura no futuro é estabelecer equilíbrio e dinâmica balanceada entre os humanos, a natureza e a sociedade.

Centro de Negócios de Huaxin / Scenic Architecture - Imagem 13 de 13
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Guilin Road, Tianlin, Xuhui, China, 200233

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Negócios de Huaxin / Scenic Architecture" [Huaxin Business Center / Scenic Architecture] 20 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-169362/centro-de-negocios-de-huaxin-slash-scenic-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.