Vídeo: O que é Desenvolvimento Orientado ao Transporte (DOT)?

Deslocar-se - de modo eficiente - a pé, de bicicleta ou de transporte público é uma realidade nas cidades de Copenhague, Curitiba, Denver e Hong Kong, citando apenas algumas.

O que têm em comum estas cidades que torna isso possível são seus desenhos urbanos concebidos segundo um modelo de Desenvolvimento Orientado ao Transporte, mostrado no vídeo feito pelo Instituto de Políticas de Políticas para o Transporte e Desenvolvimento (ITDP), no México. Este modelo consiste, grosso modo, em construir habitações e serviços em áreas próximas aos terminais de transporte.

O ITDP também mostra no vídeo como este tipo de desenvolvimento poderia ser aplicado nas cidades mexicanas. Para isso, considera aproximar as habitações aos terminais de transportes públicos, redistribuir o orçamento federal para investir em infraestrutura para bicicletas e pedestres e remodelar os espaços públicos, diminuindo a importância dos estacionamentos e automóveis individuais.

Por Constanza Martínez Gaete, via Plataforma Urbana. Tradução Maria Júlia Martins, ArchDaily Brasil.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Vídeo: O que é Desenvolvimento Orientado ao Transporte (DOT)?" 20 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-168903/video-o-que-e-desenvolvimento-orientado-ao-transporte-dot> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.