Blairgowrie Back Beach / Wolveridge Architects

Blairgowrie Back Beach / Wolveridge Architects - Mais Imagens+ 22

Blairgowrie, Austrália
  • Construtora: Mark Cleary Everclear Constructions
  • Engenharia Civil / Estrutural: Don Moore & Associates / Civil Test pty. ltd
  • Paisagismo: Jack Reilly
  • Topógrafo: Nepean Building Permits
  • Equipe De Projeto: Jerry Wolveridge, Ricky Booth, David Anthony
  • Cidade: Blairgowrie
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Derek Swalwell

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes para este projeto aproximaram-se do escritório na época da Páscoa de 2011. Eles são uma família jovem da cidade que tinham comprado este lote incrível e íngreme, apenas cinco minutos a pé da Blairgowrie’s back beach, juntamente com Bass Strait. A forma do terreno era dominada por um contorno estranho e ficou claro que ele era metade de duna. A porção oeste era o topo da duna e o bloco vago a leste era a parte inferior. Havia vegetação nativa, mas esporádica e insignificante.

© Derek Swalwell

Fomos informados de projetar uma casa de família com muito espaço ao ar livre e área para as crianças e seus amigos brincarem. Mas, o mais importante, era que a sensação da casa fosse bastante divorciada das lembranças da vida urbana.

© Derek Swalwell

Estudamos o terreno e os requisitos legais. Em seguida, preparou-se um envelope do edifício, inserindo a habitação, na parte traseira (sul) do lote, proporcionando uma extensão fantástica de espaço aberto a norte. No momento em que empurrou-se o volume para trás, ele foi significativamente elevado.

© Derek Swalwell

Como o material fundamental era a areia, realizamos um importante repensar sobre a forma do lote e os contornos dele, escavando sob a área da habitação para criar uma galeria subterrânea e um pavimento para festas. Utilizou-se esse preenchimento para criar um quadrado faceando o norte no canto do nível superior.

© Derek Swalwell

O resultado é uma habitação aparentemente térrea, que parece pendurada na chegada.

© Derek Swalwell

Um desafio adicional contemplado foi o aspecto público. A estrada está localizada ao norte do terreno, portanto, uma garagem para estacionamento e chegadas teria que considerar como tornar este espaço aberto em privado. Empregamos uma barreira permeável, mas física, dissecando os aspectos públicos e privados de habitação. A forma da barreira, uma série de chapas de aço, com lacunas de 100 mm, existe como um elemento escultórico na paisagem.

© Derek Swalwell

O acesso à habitação é externo, através de um caminho ajardinado definido por um outro dispositivo, uma linha de pilares construídos de taipa que emergem como objetos na paisagem, aparentemente moldados pelas condições ao longo do tempo. Este elemento claramente define as esferas públicas e privadas, e ainda oferece passagens e espaços de transição na forma de uma caixa de areia, uma área de chuveiro ao ar livre e áreas de plantio da paisagem.

© Derek Swalwell

A moradia em si é concebida em quatro módulos principais. Duas zonas principais de estar separadas por uma de serviços, que está localizada diretamente sobre a área de festas abaixo. O quarto módulo é uma sala de estar semi coberta externa, ligando o interior de habitação com a paisagem.

© Derek Swalwell

Os clientes adotaram uma abordagem robusta para o projeto da habitação. A forma da planta é retilínea, com corredores largos o suficiente para as crianças andarem de bicicleta. Uma segunda plataforma vinculando a área de churrasco completa o circuito.

© Derek Swalwell

Os materiais são geralmente madeiras recicladas, com paredes de chapas de compensado enegrecidos e um teto preto, que incentiva o prazer da luz e as vistas emolduradas da paisagem. Os banheiros são tratados termicamente com aço carbono brilhante que reflete a cor dos pisos de azulejos em mosaico e os raios de luz a partir da iluminação zenital. À noite, as folhas tingem-se com calor através da reflexão da luz incandescente.

© Derek Swalwell

Um dos proprietários cresceu em Eltham, um  retiro rural a leste da cidade, em uma casa projetada por Alistair Knox. As imagens retratadas pelo cliente de uma memória de infância que cresceu numa habitação do tipo teve um impacto significativo sobre o projeto. Consideramos o uso de blocos de concreto e cobogós para oferecer lembranças e conexões para o clube de surf. Através do desenvolvimento do projeto, esses elementos tornaram-se mais refinados com o uso da taipa e a implementação de telas cortadas a laser, empregando um dos motivos comuns dos cobogós.

Ground Floor Plan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Blairgowrie Back Beach / Wolveridge Architects" [Blairgowrie Back Beach / Wolveridge Architects] 17 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-168583/blairgowrie-back-beach-slash-wolveridge-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.