Série Avvitamenti / Carlo Contin

Série Avvitamenti / Carlo Contin

Esta nova série de móveis e objetos para a casa, criada pelo designer italiano Carlo Contin, se inspira no parafuso como elemento de fixação e gera grandes peças de madeira que imitam sua forma para unir os diversos elementos que formam cada móvel.

A descrição do designer Stefano Maffei a seguir.

Cortesia de Carlo Contin

Desde muito cedo estamos acostumados a observar as coisas. A reconhecê-las, a tentar entender como funcionam. Desmontando-as e adivinhando sua estrutura oculta.

Cortesia de Carlo Contin

Dessa forma, cada um de nós encontra na primeira e em tantas outras vezes um elemento simples que, desde então, na paisagem mental de cada um, se torna um dos elementos básicos da ideia e prática de fazer e criar: o parafuso.

Este objeto muito conhecido.

Cortesia de Carlo Contin

Em primeiro lugar, foi manipulado por um boticário misterioso que procurou nas gavetas atrás dele e levou a questões como "Precisa de cabeça plana? Auto-roscante? Que tipo de rosca? É para ferro ou madeira? Qual a medida?". E então entrega pequenos pacotes de papel cheios de parafusos, como pequenos insetos. Agora estes artigos estão disponíveis em equipamentos de escalada, centros comerciais ou centros de bricolagem: milhares de latas, paredes inteiras de prisioneiros irreconhecíveis que devem ser observados com olhos de entomologista. Na memória e na experiência de todos nós, o parafuso é o arquétipo do fazer. Todos começamos nossa viagem da experiência "faber" com o humilde gesto de desenroscar algo, abri-lo, entendê-lo, e voltar a montá-lo.

Cortesia de Carlo Contin

Esta é a visão original que inspirou Carlo Contin: um fio da memória que parte de seu pai, um grande carpinteiro e fabricante de móveis, que tinha os parafusos de fixação que bloqueavam suas peças de fabricação própria. Este elemento comum presente ao longo de sua biografia também se converte em elemento comum de seus projetos: o tema do parafuso se torna protagonista filtrado pela observação direta da obra dos mestres do design italiano (Achille Castiglioni, Vico Magistretti). Nada mais do que um simples elemento de fixação, mas parte de um sistema estrutural, que mostra um padrão repetido para conceber uma variedade de artigos para a casa.

Cortesia de Carlo Contin

De técnico a signo poético. Sem adicionar nada que não seja absolutamente necessário.

Grandes elementos verticais que se convertem nos pés, suportes, pinos.

Cortesia de Carlo Contin

Um projeto que prospera em parafusar.

Simples, básico, necessário.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gutiérrez, Catalina. "Série Avvitamenti / Carlo Contin" [Serie Avvitamenti / Carlo Contin] 15 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Marcon, Naiane) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-168496/serie-avvitamenti-slash-carlo-contin> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.