REX propõe fachada retrátil para a "Equator Tower" na Malásia

O escritório REX foi selecionado como um dos cinco finalistas para o projeto do edifício de 173.000 m² em Kuala Lumpur, Malásia. Apelidado de "Equator Tower", a proposta apresenta um dispositivo de sombreamento retrátil de fibra de vidro reforçada que envolve uma esbelta torre de 80 pavimentos, bloqueando a incidência solar em todas as quatro fachadas.

Cada pavimento, composto por lajes de 12 metros de largura, abriga escritórios, espaços comerciais e de lazer e outras instalações - como um observatório e diversos saguões - localizados em diferentes níveis da torre. Fechamentos em vidro sem esquadrias, indo do chão ao teto, envolvem os espaços internos dos escritórios, sendo necessário apenas algumas esbeltas colunas distribuídas pelo perímetro do edifício.

View of Podium Level and Level 1 Lobbies. Image © Luxigon

A pele do edifício age como um véu e se apresenta em dois estados. Durante o dia, esta pele é tencionada, "criando uma silhueta lírica e de alto desempenho". O véu protege os escritórios da luz do sol e do ofuscamento, proporcionando 85% de opacidade. 

Courtesy of REX

Em dias nublados e à noite o véu é recolhido para os pavimentos técnicos, revelando um núcleo rígido que, sem dúvida, se tronará um ícone no skyline de Kuala Lumpur.

  • Arquitetos

  • Localização

    Kuala Lumpur, Federal Territory of Kuala Lumpur, Malásia
  • Equipe de Projeto

    Adam Chizmar, Danny Duong, Luis Gil, Alysen Hiller, Gabriel Jewell-Vitale, Roberto Otero, Se Yoon Park, Joshua Prince-Ramus, Yuan Tiauriman, Cristina Webb
  • Arquiteto Executivo

    DP
  • Consultores

    ARUP, Barker Mohandas, DEGW, Front, Magnusson Klemencic, Martha Schwartz Partners
  • Área

    173000.0 m2
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

    Luxigon, Courtesy of REX

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Gabriel Cruz, Jose Luis. "REX propõe fachada retrátil para a "Equator Tower" na Malásia" [REX Proposes Retractable Facade for 'Equator Tower' in Malaysia] 15 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-168410/rex-propoe-fachada-retratil-para-a-equator-tower-na-malasia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.