Segundo Lugar Concurso de anteprojetos “Novo Templo na cidade de Chajari”, Entre Ríos / Argentina

O Colégio de Arquitetos de Entre Ríos (Caper) em conjunto com a Diócese de Concordia, lançaram o “Concurso de Ideias para a quadra de María Auxiliadora e Anteprojeto do Novo Templo na Cidade de Chajarí”. O projeto do templo será construído num prazo a ser determinado.

Sobre a localização do novo Templo, a Arquiteta Mirta Soijet – acessora do concurso - declarou: “é bastante central, está em frente à uma praça muito importante que todos conhecem como a praça da paróquia María Auxiliadora”.

A seguir, apresentamos a proposta que obteve a Segunda Colocação, de Ruben Edgardo Cabrera e Margarita Trlin.

Cortesia de Ruben Edgardo Cabrera e Margarita Trlin

Descrição dos Arquitetos: A proposta arquitetônica enfatiza a condição do Templo como lugar de oração e recolhimento, proporcionando um espaço singular e transcendente. A Sede Administrativa completa a ideia em clara articulação funcional, formal e espacial com forte compromisso urbano, ressaltando seu valor simbólico, significação religiosa e cultural.

No plano geral são definidas estratégias projetuais para a quadra:

Materialidade: Busca unificar a leitura do conjunto e uma série de intervenções pontuais. Os pisos, os azulejos nas entradas e os pilares são unificados com fins de proteção, especialmente na fachada sudoeste.

Cortesia de Ruben Edgardo Cabrera e Margarita Trlin

Espaços externos: são pátios conectados, espaços verdes, árvores, bancos e canteiros. Uma estrutura leve define o pátio da escola secundária e amplia suas relações. Foram projetados diferentes setores, separados nos pátios pelo tipo de atividade e idade com limites verdes.

Ginásio: Foi enfatizado o acesso público a partir da rua, as portas de acesso são ampliadas, dinamizando a fachada e gerando uma relação interior/exterior mais clara e amena. Um painel de azulejos percorre a parte superior e se prolonga até a escola primária, integrando ambos os edifícios.

Cortesia de Ruben Edgardo Cabrera e Margarita Trlin

Escola Secundária: Uma varanda completa o edifício, enquanto elementos como pérgola, bancos e outros setores de verde promovem sua apropriação pelos estudantes, facilitando uma eventual conexão através de uma ponte com a Sede Administrativa Paroquial, incentivando o uso integrado de alguns espaços como salas de aula e biblioteca, ampliando a oferta de espaços da escola.

O tratamento das ruas 9 de julio e Moreno são ruas exclusivas de pedestres e recebem o mesmo calçamento, unificando rua, calçada e pátio. Assim, se fomenta o âmbito propício para as procissões e amplia a chegada ao templo.

Fachada lateral

O Templo recua 6,50m em relação à linha de edificação e se abre à Sede Paroquial gerando um amplo Átrio que atua como espaço exterior em relação à Praça, marco adequado para a celebração de missas e eventos ao ar livre, ponto de encontro e passeio prévio ao Templo. A proporção e escala do Átrio que se estende abaixo da caixa de mezanino e marca o ritual de acesso, anunciando o mistério que se revela na nave que se abre luminosa em direção ao altar.

Cortes

O tratamento cuidadoso na resolução de todos os elementos enfatiza a busca de uma ordem espiritual marcada: iluminação zenital na área do presbitério salienta o espaço vertical e transmite uma sensação de leveza e espiritualidade que se relaciona com o transcendente; através de um óculo, um feixe de luz que inunda o altar. As aberturas de luz são filtradas através do forro de madeira fornecendo calor e iluminação difusa para o templo, a luz filtrada forma uma atmosfera clara e mística que convida oração e dilui as dimensões do templo. A inclinação diferente do sol durante todo o dia e a mudança das estações produz situações lumínicas variadas nos espaços internos.

Cortesia de Ruben Edgardo Cabrera e Margarita Trlin

O Templo permite participação de 1.012 pessoas, das quais 720 podem ficar no térreo, sendo o mezanino habilitado se necessário. A Capela de Adoração Perpétua, com acesso independente e o Tabernáculo estão localizados na Rua Moreno e integram a nave. Duas claraboias banham de luz ambas as capelas e completa o conjunto do campanário, destacando a zona do Presbitério e do Tabernáculo.

Cortesia de Ruben Edgardo Cabrera e Margarita Trlin

A Sede Administrativa e Serviços possui térreo e mais dois pavimentos. No térreo estão as atividades de maior afluência de público e movimento diário, no primeiro pavimento está o Auditório, espaços de pé direito duplo o conectam ao Hall principal e ao Pátio. Uma escadaria linear permite a chegada direta ao Auditório, complementando o núcleo de circulação de escadas e elevador. No último pavimento  estão as Salas de Aulas para Catequese e a Biblioteca. O Hall, com sua vocação para o encontro e reunião, age como um fole entre a Sede e o Templo, com grande clareza funcional.

Planta Baixa

Não existem barreiras arquitetônicas, o que permite a total acessibilidade dos espaços.

Materialidade: A fachada principal frente à praça apresenta um tratamento contínuo de azulejo com variações de densidade, elementos que conferem cor à luz e filtram as visuais, além do controle térmico, mediando a relação entre o espaço religioso e espaço ao ar livre, proporcionando unidade e significatividade urbana. A estrutura de grandes vigas protendidas permite vigas de 23,4 m; as paredes de concreto suportam a carga em 6 apoios, e conformam os limites do Templo. O mezanino parece flutuar por sobre o átrio e acesso, pendurado por grandes vigas do teto através de tensores, além das colunas. Os materiais e os processos de construção são os habituais na região.

Fachada posterior

O jogo de luz na madeira, no concreto e no azulejo multiplica os efeitos lumínicos, a visão dos fiéis se dirige em direção ao altar inundado de luz, marcando seu valor espiritual e litúrgico. O projeto para o Novo Templo de Chanjari brinda uma resposta meditada e precisa ao programa e à liturgia, ao sagrado e ao mistério em sua arquitetura.

Cortesia de Ruben Edgardo Cabrera e Margarita Trlin

segundo lugar

Competição:Concurso de anteproyectos “Nuevo Templo en la ciudad de Chajari”, Entre Ríos
Premio:Segundo Lugar
Projeto:
Autores:Ruben Edgardo Cabrera/ Margarita Trlin , Andrés Milos Suksdorf, Rodrigo Riera, Dalmiro Cabrera, Hiram Bolio Sanchez (Estudiantes de Arquitectura), Presbítero Julio Cesar Cabrera Florean

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Cabezas, Constanza. "Segundo Lugar Concurso de anteprojetos “Novo Templo na cidade de Chajari”, Entre Ríos / Argentina" [Segundo Lugar Concurso de anteproyectos “Nuevo Templo en la ciudad de Chajari”, Entre Ríos / Argentina] 17 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-168376/segundo-lugar-concurso-de-anteprojetos-novo-templo-na-cidade-de-chajari-entre-rios-slash-argentina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.