MAD prevê cidades chinesas mais "naturais" no futuro

Ma Yansong do estúdio MAD apresentou recentemente uma proposta urbana de 600 mil m² para a cidade de Nanjing intitulada "Shanshui Experiment Complex", na 2013 Bi-City Biennale of Urbanism / Architecture em Shenzhen, China. O conceito considera a cultura, a natureza e a história de Nanjing, ao passo que reconsidera a metodologia com a qual as cidades chinesas vem sendo construídas.

Cortesia de MAD Architects

MAD criou um espaço público com vegetação que estende o térreo urbano, pontuado por edifícios médios e altos. Paisagens "naturais" e "humanas" se fundem, dissolvendo as diferenças entre ambas. "O [projeto]", explica Ma Yansong, "repensa o modo como definimos os limites entre natureza e ambiente urbano construído. É possível," ele pergunta, "combinar a vida urbana de uma cidade altamente densificada com a atmosfera da natureza?"

Cortesia de MAD Architects

A visão de Yasong de um ambiente urbano natural apela a valores tradicionais chineses, desviando de abordagens puramente funcionais de city-making. Assim, a rigidez da "caixa" é substituída pelas linhas fluidas que ritmadamente surgem para criar uma série de espaços e volumes suaves, resultando em um skyline mais natural. 

Nossos antepassados perceberam que este "estado de espírito artístico" é mais inerente à natureza, diz ele. Outros projetos como o Chaoyang Park e o Harbin Cultural Center exemplificam esta convicção de cultivar (em oposição a construir) cidades holísticas.

Cortesia de MAD Architects

Assista a entrevista com Ma Yansong produzida pelo ArchDaily.

Saiba mais aqui 2013 Bi-City Biennale of Urbanism / Architecture in Shenzhen.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gabriel Cruz, Jose Luis. "MAD prevê cidades chinesas mais "naturais" no futuro" [MAD Envisions More 'Natural' Chinese Cities in the Future] 15 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-168193/mad-preve-cidades-chinesas-mais-naturais-no-futuro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.