Primeiro Lugar no Concurso de habitações e espaços verdes públicos em “Plateau de Kirchberg”, Luxemburgo

A Fundação Kirchberg e a Société Nationale des Habitations à Bon Marché (SNHBM) convocaram arquitetos a participar do Concurso para a construção de habitações e espaços verdes públicos em “Plateau de Kirchberg”, no bairro de "Old Kiem", em Luxemburgo

O objetivo era projetar um novo conjunto residencial com 400 apartamentos construídos com a iniciativa da Fundação e outros 400 apartamentos e 32 casas construídas pela SNHBM, somando uma população de cerca de 850 habitantes. O concurso consiste na concepção de 11 edifícios (6 para o primeira etapa e 5 para a segunda), um espaço público que se converteria no parque do parque do bairro, com aproximadamente 5.500 m² de áreas verdes. 

A seguir o Primeiro Lugar, proposto por ACM Arquitectura + Adelino Magalhaes.

Cortesia de Equipe Primeiro Lugar

O projeto que propusemos apresenta duas faces bem diferentes, a primeira para o exterior do lote, se coloca em contato com a cidade e se abre para ela de modo estável e contundente. A segunda se concentra no contato com o interior, com o parque e os jardins. Assim, frente à uniformidade aparente da edificação, surge um projeto sensível em relação ao lugar e suas características. Os edifícios localizados nas bordas do terreno são de natureza mais icônica, ao passo que os mais internos mudam sua composição para se adequar às vistas, às orientações e à posição específica no terreno. São edifícios de poucos materiais que se combinam para obter um resultado diverso. Madeira e aço, vidro usado com cautela e uma vegetação que constitui um elemento fundamental no conjunto construído. 

Axonométrica

Quanto às unidades, optou-se por uma certa diversidade tipológica, aceitando as condições iniciais do concurso. Assim, a existência de apartamentos duplex se converte em uma vantagem do projeto.Os diferentes tipos de unidades se desenvolvem segundo as condições de orientação e vistas, procurando as melhores condições de vida para os futuros habitantes.

Corte dos espaços públicos

O conceito de sustentabilidade não é apenas um recurso que se refere às condições materiais da edificação, mas se reflete nos modos de vida e na relação entre as pessoas, dentro e fora de suas casas. 

A sociabilidade, a diversidade dos modos de vida e o uso de recursos passivos são os fundamentos de nossa proposta, que sabe identificar as condicionantes específicas do lugar. 

Cortesia de Equipe Primeiro Lugar

Deste modo, adensamento e coletividade são duas palavras que carregam consigo, implícitos, espaços de relação capazes de modificação e transformação.

Cortes

O interior das unidades se caracteriza por esse recorrente tema que é a flexibilidade e a capacidade de adaptação. As unidades são efetivamente aquilo que os usuários queiram fazer delas, mais ou menos abertas, mais ou menos tecnológicas, mas sempre boas.

Implantação

primer lugar

Competição:Concurso para la construcción de viviendas y espacio verde público en “Plateau de Kirchberg”
Premio:Primer Lugar
Projeto:
Autores:ACM Arquitectura + Adelino Magalhaes, Atxu Amann Alcocer, Andrés Cánovas Alcaraz, Nicolás Maruri González de Mendoza, Adelino Magalhaes, Denis Calle Facal, Pablo Sigüenza Gómez, Joachim Kraft, Quique Zarzo Martínez, PROAP Lda, João Nunes, Carlos Ribas, Ana Marques, Ana Margarida Henriques, Andrea Battocchi, Miguel Sousa, Stuart Malcom, Justyna Ziolkowska, 15.406 m2, 10.798 m2 (102 viviendas), Quartier du Kiem, distrito “Plateau de Kirchberg”, Luxemburgo

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Cabezas, Constanza. "Primeiro Lugar no Concurso de habitações e espaços verdes públicos em “Plateau de Kirchberg”, Luxemburgo" [ Primer Lugar Concurso de viviendas y espacio verde público en “Plateau de Kirchberg”, Luxemburgo] 15 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-168087/primeiro-lugar-no-concurso-de-habitacoes-e-espacos-verdes-publicos-em-plateau-de-kirchberg-luxemburgo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.