La Tratto Santa Lucía / DOX Arquitectos

La Tratto Santa Lucía / DOX Arquitectos - Imagem 2 de 17La Tratto Santa Lucía / DOX Arquitectos - Imagem 3 de 17La Tratto Santa Lucía / DOX Arquitectos - Imagem 4 de 17La Tratto Santa Lucía / DOX Arquitectos - Imagem 5 de 17La Tratto Santa Lucía / DOX Arquitectos - Mais Imagens+ 12

"La Tratto" Santa Lucia é um restaurante italiano com design eclético, localizado no centro histórico de Mérida, Yucatán. O edifício colonial em que este projeto foi realizado é listado como um monumento histórico.

La Tratto Santa Lucía / DOX Arquitectos - Imagem 2 de 17
© David Emir Cervera Castro

No coração do centro histórico está localizado o Santa Lucia Park, este espaço é imperdível para os habitantes locais e estrangeiros, assim como a serenata e as danças tradicionais.

La Tratto Santa Lucía / DOX Arquitectos - Imagem 3 de 17
© David Emir Cervera Castro

O parque é delimitado por 24 arcos em um "L" de 11 arcos olhando do leste e 11 ao sul, mais um do acesso na 55th Street e outro na rua 60. Por trás desses arcos, 10 casas que foram demolidas pela passagem dos anos.

La Tratto Santa Lucía / DOX Arquitectos - Imagem 7 de 17
© David Emir Cervera Castro

O destaque foi o espaço do telhado com vigas de sapoti, que foi restaurado exatamente como era originalmente e uma arcada coberta com colunas coríntias ainda de pé, apesar dos anos que passam.

La Tratto Santa Lucía / DOX Arquitectos - Imagem 8 de 17
© David Emir Cervera Castro

Os arquitetos decidiram fazer uma homenagem a esses dois elementos, por isso, decidiu-se localizar os serviços aéreos de forma discreta para não jogar para baixo tais elementos.

La Tratto Santa Lucía / DOX Arquitectos - Imagem 9 de 17
© David Emir Cervera Castro

O bar principal para atendimento ao cliente estava coberto de mogno e mármore branco que cria uma atmosfera de nostalgia para a época, lâmpada de vidro branco que paira sobre ela, e leques de teca foram colocados para reforçar a ideia de antiguidade e para melhorar a escala espacial.

La Tratto Santa Lucía / DOX Arquitectos - Imagem 13 de 17
© David Emir Cervera Castro

Em frente ao bar uma cozinha aberta, na qual contrastam a modernidade dos equipamentos com design em aço inoxidável, com o chão da cozinha da celulose original, que abrange o fogão a lenha.

La Tratto Santa Lucía / DOX Arquitectos - Imagem 10 de 17
© David Emir Cervera Castro

Acima do mobiliário de cozinha de tamanho monumental que, além de esconder discretamente a área de armazenamento, traz à mente a velha clínica na época.

O chão estava coberto com diferentes "tapetes" de massa plana, que ainda é produzida da mesma forma tradicional, razão pela qual um mural em uma parede onde você pode ver o passo a passo foi dedicado ao processo.

La Tratto Santa Lucía / DOX Arquitectos - Imagem 4 de 17
© David Emir Cervera Castro

Os serviços de saúde foram localizados no exterior do edifício existente, em um módulo separado que por sua vez, foi utilizado para identificar e resgatar um centro que havia sido perdido com o tempo.

La Tratto Santa Lucía / DOX Arquitectos - Imagem 12 de 17
© David Emir Cervera Castro

O projeto original de mobiliário, qualidade de iluminação e combinação de materiais selecionados tornam este espaço um deleite para todos os sentidos.

La Tratto Santa Lucía / DOX Arquitectos - Imagem 5 de 17
© David Emir Cervera Castro

Desafios e Limitações

O principal desafio deste projeto foi o de respeitar a estrutura original do edifício e destacar seus atributos de design clássicos coloniais e combiná-los com elementos modernos para criar um ambiente acolhedor e contemporâneo.

La Tratto Santa Lucía / DOX Arquitectos - Imagem 14 de 17
Planta Baixa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Merida, Yucatan, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "La Tratto Santa Lucía / DOX Arquitectos" [La Tratto Santa Lucía / DOX Arquitectos] 11 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-167816/la-tratto-santa-lucia-slash-dox-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.