Casa Ponce / Mathias Klotz

A Casa Ponce é uma residência construída num tradicional bairro dos anos 40 da cidade de Buenos Aires, Argentina.

Mathias Klotz (3)" src="https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2011/09/1312991359-croquis-ponce-530x260.jpg" alt="" width="530" height="260">
Croqui de estudo

O terreno é extremamente comprido e estreito (16 x 120), com significativa vegetação em seus limites, situado numa ladeira íngreme com vista para o Rio de la Plata numa de suas extremidades.

© Roland Halbe

A idéia  do partido é permitir uma vista completa a partir do acesso da edificação até o rio, de forma que a casa não transforme-se num elemento que divida o terreno, e sim, num elemento de continuidade da paisagem   privilegiando as visuais de qualquer ponto do projeto.

O programa arquitetônico foi distribuido em dois volumes flutantes e um volume estrutural semi-enterrado no terreno. No térreo, estão  os espaços de uso comum, a cozinha, terraços e  a piscina,  acoplado num volume completamente vidreado que relaciona-se visualmente com o terreno em todas as  direções.

© Roland Halbe

No pavimento superior estão dispostos os dormitórios no volume mais fechado que o anterior privilegiando a privacidade. Este setor da residência está diretamente ligado a cobertura que funciona como terraço e é plenamente ocupado pelos usuários. No subsolo estão a lavanderia, sala de ginástica, adega e dormitório de serviço.

© Roland Halbe

A edificação apresenta um interessante jogo volumétrico e estrutural, de forma que o volume mais fechado que contém os dormitórios, praticamente pousa sobre um volume de vidro, que por sua vez flutua sobre uma base estrutural afundada no terreno onde situa-se o setor de serviços. A Casa Ponce propõe uma série de novas perspectivas sobre o Rio de La Plata, num terreno difícil e com pouca insolação.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Mathias Klotz
  • Ano: 2000
  • Área construída: 570 m²
  • Área do terreno: 2000 m²
  • Endereço: Perdriel 1540, Martínez San Isidro Buenos Aires Argentina
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro e Metal
  • Estrutura: Concreto e Madeira
  • Localização: Perdriel 1540, Martínez San Isidro, Buenos Aires, Argentina
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Mathias Klotz

 

Informação Complementar:

  1. Colaborador: Pablo Riquelme
  2. Paisagista: Juan Grimm
  3. Empresa Construtora: Stieglitz
  4. Engenheiro Estrutural: Enzo Valladares

Ano de construção: 2001- 2003

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Casa Ponce / Mathias Klotz" 02 Nov 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-1677/casa-ponce-mathias-klotz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.