Centro Escolar de Candoso S. Martinho / Pitágoras Arquitectos

O terreno denota sinais bem visíveis dos movimentos de terras que ali se efectuaram, camuflando a sua topografia original. Como elementos marcantes, sobressai um sobreiro secular na zona alta do terreno e um talude preenchido por sobreiros e carvalhos de porte médio, que faz a transição entre as duas plataformas que constituem o terreno.

Cortesia Pitágoras Arquitectos

O edifício é implantado na plataforma superior do terreno desenhando um pátio central que se desenvolve longitudinalmente no sentido Nascente-Poente, e que integra os elementos marcantes do terreno – zona do talude e sobreiro.

Cortesia Pitágoras Arquitectos

Tanto as salas de aulas do ensino básico como as salas de atividades do pré-escolar estão voltadas a Sul, ficando os recreios cobertos voltados a Norte, protegidos dos ventos dominantes e em espaços perfeitamente independentes.

Sendo a economia de meios, um dos objetivos a considerar, sem nunca perder de vista critérios de qualidade arquitectônica e construtiva, de durabilidade e de conservação, optou-se por um edifício de geometria simples, em que o programa proposto se encaixasse de forma linear e os espaços fossem sequenciais e estruturados de forma clara.

Cortesia Pitágoras Arquitectos

Volumetricamente, pretende-se um edifício essencialmente definido pelas duas superfícies horizontais que o contêm, a laje de piso e a laje de cobertura. Às superfícies verticais, opacas e transparentes, deixa-se o papel habitual de definir as relações interior/exterior e de hierarquização dos diferentes espaços.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Pitágoras Arquitectos
  • Ano: 2009
  • Área do terreno: 8000 m²
  • Tipo de projeto: Educacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Guimarães, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Sobre este escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Centro Escolar de Candoso S. Martinho / Pitágoras Arquitectos" 26 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-16768/centro-escolar-de-candoso-s-martinho-pitagoras-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.