Segundo Lugar no Concurso Nacional de Anteprojetos para o Centro Cultural da Assembleia Legislativa de Neuquén / Argentina

No dia 20 de setembro de 2013, a Assembleia Legislativa da Província de Neuquén, Argentina, lançou o Concurso Nacional de Anteprojetos para o Centro Cultural da Assembleia Legislativa de Neuquén. O incessante crescimento cultural, populacional, econômico e institucional e sua estratégica localização geográfica, tanto no alto vale do Rio Negro y Neiquén, como em toda Região de Comahue, fez da cidade uma peça chave no desenvolvimento da Norpatagonia; tornando-a realizadora e receptora de eventos culturais do mais alto nível.

O futuro Centro Cultural da Assembleia Legislativa estará localizado na avenida mais conhecida da cidade, o qual irá transformar o bairro em um centro de expressões artísticas e culturais. A decisão de construir o chamado Centro Cultural surge da necessidade da sociedade local em ter um espaço adequado e acessível para expressar e difundir a arte em suas diversas manifestações, e criar um espaço de difusão da cultura como a base de uma sociedade livre e ávida por conhecimento.

A seguir apresentamos o Segundo Lugar desse Concurso de Anteprojeto de caráter nacional. A proposta intitulada "Fusión" foi desenvolvida por Daniel Huespe, Maricruz Errasti, Pablo Carballo, Juan Pablo Accotto Mauro Barrio.

Exterior. Imagem Cortesia da Equipe Segundo Lugar

Descrição dos arquitetos. O projeto constitui-se como uma peça chave na conformação espacial de um novo "Lugar Urbano", posicionando-se como um marco qualificador do contexto. Desenvolver um centro cultural como um programa misto supõe um desafio projetual que busca reforçar a capacidade de atração e mistura do espaço público gerando um diálogo harmonioso entre o complexo de edifícios e o programa cultural, motivo desse concurso.

Esquema dos Vínculos Urbanos

O espaço público estruturado na Praça da Cultura dá suporte a um sistema de espaços de escala urbana, reunindo fluxos e dinâmicas do bairro e o vínculo com os corredores urbanos e o tecido da cidade. O espaço público é o que consolida o sistema de espaços incipiente com o início e a chegada de passeios e rotas.

Vista urbana 3. Imagem Cortesia da Equipe Segundo Lugar

O programa arquitetônico estrutura-se em uma barra longitudinal sobre a rua atual, abrindo uma praça de escala urbana sobre a avenida Olascoaga configurando, assim, um novo telão urbano para atividades culturais. O edifício está regido por um gradiente espacial de acordo com o fluxo de usuários e tipos de atividades, que vão desde a maior concorrência, com atividades mais massivas e públicas materializadas na praça e no hall, com as salas de espetáculos estruturadas no mesmo nível; as salas de aula e oficinas, em um primeiro nível mais controlado, para o espaço central e finalmente na área de serviço, na parte posterior da edificação.

Hall. Imagem Cortesia da Equipe Segundo Lugar

O sistema de acessos diferenciados vincula aos distintos tipos de usuários com as zonas de uso. Na parte posterior as inflexões do edifício dão lugar ao acesso a estacionamentos subterrâneos e área de carga e descarga. Nos acessos laterais de serviço se dá o acesso de pedestres (pessoal, serviço de bar e artistas). Sobre a praça, o ingresso do público em geral, conectado a estacionamentos no nível e subsolo.

Esquema dos Acessos

Praça da Cultura

A Praça da cultura, juntamente com o espaço público, é o elemento de ligação entre os edifícios. Configura-se em uma plataforma na cota +1,00 m, átrio e apoio de práticas culturais mistas, recebendo a ampliação das atividades do centro cultural. O espaço público é o conector e ponto de chegada desde os corredores urbanos e a quadra II.

Cortes

Hall / Foyer

Espaço longitudinal de pé direito duplo, funciona como a transição para o programa cultural e também como espaço de suporte de exposições e mostras temporárias.

Hall. Imagem Cortesia da Equipe Segundo Lugar

O esquema de circulação materializa-se em duas escadas que dividem a barra exteriorizando e expressando a disposição das três salas. Configura-se como um elemento permeável e aberto para a praça, protegido e qualificado por uma cobertura com controle climático.

Programa Cultural (Salas e Aulas)

O programa cultural de salas e aulas constituem o núcleo vital da instituição. As salas estão dispostas em três caixas conectadas ao foyer e uma barra de serviços. As salas de aula ficam em um segundo nível mais controlado.

Programa de Serviços

O programa de serviços: áreas de funcionários, oficinas de manutenção e depósitos situam-se em uma barra paralela à rua com acessos independentes pelos estacionamento no subsolo e pelo térreo. As instalações sanitárias dispostas entre as salas localizam os setores molhadas, contendo sanitários e vestiários, que podem ser executadas em duas etapas.

Barras programáticas

Crescimento e Ampliação

A construção em etapas projetada considera o Acréscimo de uso enquanto a sala de multiuso ainda não foi construída. Para isso dispõe-se as salas menores nas bordas e a sala multiuso central que numa primeira etapa é configurada como um vazio, um pátio controlado para a expansão de atividades e eventos ao ar livre.

Pátio. Imagem Cortesia da Equipe Segundo Lugar

Contar com um vazio controlado e climaticamente protegido dos ventos, tendo os mesmos custos de investimento inicial, representa um acréscimo que permite diferentes usos durante todas as estações do ano.

Esquema das etapas 2

Conclusão

O principal objetivo desta proposta é a restituição qualitativa do espaço público na articulação com o sistema espacial existente, gerando um centro cultural e dando continuidade a um plano abrangente e sistemático dos espaços físicos que contribuem para o desenvolvimento cultural da cidade.

Croquis. Imagem Cortesia da Equipe Segundo Lugar

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Cabezas, Constanza. "Segundo Lugar no Concurso Nacional de Anteprojetos para o Centro Cultural da Assembleia Legislativa de Neuquén / Argentina" [Segundo Lugar Concurso Nacional de Anteproyectos Centro Cultural de la Legislatura del Neuquén / Argentina] 14 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-167180/segundo-lugar-no-concurso-nacional-de-anteprojetos-para-o-centro-cultural-da-assembleia-legislativa-de-neuquen-slash-argentina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.