Maryn Hekker vence competição “Your World, Reimagined"

Nemetschek Vectorworks, Inc. em colaboração com MAXON Computer, DOSCH DESIGN, Arroway Textures®, e AMD FireProTM professional graphics organizaram recentemente a competição global de design “Your World, Reimagined", em que profissionais e estudantes são convidados a escolher um local antigo ou degradado e reprojetá-lo para um novo uso. As propostas variaram entre reusos adaptativos, reocupações de paisagens e projetos de objetos; e Maryn Hekker, uma arquiteta de interiores freelancer de Amsterdã, venceu a Melhor Proposta Geral com seu projeto para "O Pier de Scheveningen".

Hekker iniciou seus estudos de arquitetura de interiores e design espacial na Willem de Kooning Academy em Rotterdam em 2008, mas deixou temporariamente seus estudos para viajar. Em 2010, trabalhou no Horecawerf Amsterdam e, após isso, continuou suas viagens em direção à Ásia, Nova Zelândia e Austrália. Ao retornar, voltou a Willem de Kooning Academy e recebeu seu diploma de arquitetura de interiores e design espacial em 2013. Seu projeto final de graduação também foi nomeado aos prêmios Drempel e BNI.

Onde Hekker encontra inspiração para seus projetos? "Eu me inspiro no mundo ao meu redor: formas, edifícios... Mas eu sempre parto de mim mesma: o que eu quero ver ou sentir alí, o que eu espero?" diz ela. "Isto ajuda a descobrir o que os outros necessitam para o lugar."

A proposta de Hekker foi reimaginar "O Pier de Scheveningen", nos Países Baixos. Em sua proposta, ela redesenhou o pier como uma ilha pública, cujo projeto interno e arquitetura externa se relacionam intimamente com o clima e a paisagem do entorno; sente-se como se estivesse fora quando se está dentro. Os comentários do júri a respeito da proposta de Hekker incluem: "Um conceito muito interessante e um equipamento essencial. Esta deveria ser a base para a arquitetura do futuro. Um grande projeto, conceito engenhoso e criativo, e uma apresentação clara. Percebe-se que há vigor na pessoa que o concebeu."

Hekker disse que o período em que deu um tempo da escola e saiu para viajar encheu-a de energia, além de influenciá-la neste projeto. "Durante minhas viagens eu frequentemente dormia no chão, em barracas", disse. "Eu adoro estar perto da natureza pelas manhãs, ver o sol nascer. Em meu projeto, retorno ao essencial: a caverna conta apenas com um chuveiro e uma rede de dormir. Isso é ótimo pois, nos dias de hoje, o que há de interessante em um quarto em um hotel de luxo? O luxo se tornou chato. A experiência é o ponto em questão."

Ela concebeu seu projeto para “O Pier de Scheveningen” através do software Vectorworks. “Eu fiz tudo no Vectorworks e no CINEMA 4D", disse ela. "Às vezes eu uso o Photoshop, para refinar as imagens. Eu não uso outros programas de desenho. No Vectorworks você tem tudo em um só programa, então por que querer usar outros? Além disso, frequentemente vejo coisas em outros programas que eu posso fazer muito mais rápido e facilmente no Vectorworks."

Como prêmio, Hekker recebeu um cartão presente Visa de US$2.000 patrocinado pela AMD e um pacote DOSCH DESIGN Collection: HDRI Complete.

Cortesia de Maryn Hekker

Os vencedores das outras categorias são:

Melhor Render Digital: Dmitry Boykov, fundador, db-arch studio (Stuttgart & St. Petersburg, Alemanha)
Melhor Animação: Kourosh Asgar-Irani, Arquiteto na B&M Architektur e professor no Atelier04 (Viena, Áustria)
Melhor Modelo 3D: KANG Jian, estudante da The University of Hong Kong (Hong Kong, China)
Melhor Desenho 2D: Charlotte Le Dain, estudante da École Spéciale d’Architecture (Paris, França)

Os vencedores foram selecionados por um corpo de jurados composto por profissionais de todo o mundo, dentre eles o designer e escultor Nicholas Dunand, a artista digital Shinya Fujimura do 3D-KOBO; o arquiteto François Lévy do François Lévy, Architect; o designer lumínico Tyler Littman de Sholight, LLC; o profissional de visualização de arquitetura Alejandro Nogueira do DECC 3D Art; o arquiteto Peter Petz do escritório German-Architects.com; o animador digital Marc Potocnik do renderbaron; o profissional de visualização de arquitetura Erik Recke do Datenland; o professor assistente Katherine Bambrick Ambroziak do College of Architecture and Design da University of Tennessee, Knoxville; e os arquitetos Maxime Czvek, Thomas Rigby, e Tom Boogaerts do BOGDAN & VAN BROECK ARCHITECTS.

Sobre este autor
Cita: Jordana, Sebastian. "Maryn Hekker vence competição “Your World, Reimagined"" [Maryn Hekker Wins Best Overall in “Your World, Reimagined: A Global Design Competition”] 01 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-165267/maryn-hekker-vence-competicao-your-world-reimagined> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.