Arranha-céu de madeira de C.F. Møller e DinnellJohansson vence competição internacional

O escritório escandinavo C.F. Møller Architects, em colaboração com DinellJohansson, foi escolhido como vencedor do concurso de arquitetura HSB Estocolmo. A proposta vencedora inclui três "arranha-céus residenciais ultra-modernos" previstos para o centro da cidade de Estocolmo. Apenas uma destas propostas será realmente construída, e será o mais alto arranha-céu de madeira do mundo. A conclusão da torre escolhida está marcada para 2023, o 100 º aniversário do organizadora da competição e maior associação de habitação da Suécia, HSB. Veja as três propostas de projetos após o intervalo.

Projeto 1: o mais alto arranha-céu de madeira do mundo

Wooden Skyscraper Ground Level. Image Courtesy of C.F. Møller and DinellJohansson

Arranha-céu de madeira de C.F. Møller e DinnellJohansson vence competição internacional - Mais Imagens+ 17

O arranha-céu residencial, que chegará a 34 andares e será construído a partir de uma estrutura de madeira com a núcleos de concreto, será o mais alto edifício de madeira do mundo. Cada apartamento terá uma varanda com fachada de vidro e o telhado abrigará de uma série de painéis solares. Ao incluir uma cafeteria, creche, ginásio, garagem de bicicletas e um jardim de inverno compartilhado na proposta, a "sustentabilidade social" do projeto fica clara.

De acordo com os arquitetos, "pilares e vigas serão construídas com madeira maciça e também laminada colada." "As esquadrias e forros serão feitos de madeira, permitindo que o material seja também visível do exterior através das grandes janelas." Para C.F. Møller, a madeira foi a escolha natural para o inovador empreendimento residencial: "É um material menos agressivo ao meio ambiente e durável que cria uma ambiência interna confortável e saudável, além de constitui uma proteção muito eficiente contra o fogo" Mais detalhes aqui.

Projeto 2: Conversão do Escritório, Fleminggatan 4

Fleminggatan 4: view from across the water. Image Courtesy of C.F. Møller and DinellJohansson

Arranha-céu de madeira de C.F. Møller e DinnellJohansson vence competição internacional - Mais Imagens+ 17

Uma combinação de projeto inédito e de reforma foi aplicada a um edifício anteriormente ocupado por Tekniska Nämdhuset, parte da cidade de Estocolmo. Uma grande parte da estrutura existente foi mantida nas três estruturas com a adição de dois edifícios interpostos. Juntamente com o cais e um conjunto de novos patamares em forma de terraços de frente para a água, os edifícios se abrem "para os seus arredores [criando] um novo ponto de encontro recreacional no centro de Estocolmo."

Todos os três novos edifícios têm "uma fachada característica e uma estrutura de madeira." Descrito pelos arquitetos como "um projeto de habitação durável e de recursos eficientes", a proposta oferece oportunidades para uma variedade de diferentes tipos de apartamentos destinados a uma clientela diversificada. Um hall de entrada no térreo poderia oferecer aos residentes, por exemplo, um local para comprar comida pronta, ou a oportunidade de reservar bicicletas e carros, oferecendo às pessoas formas de tornar a sua vida cotidiana mais socialmente sustentáveis .

Projeto 3: Quadra Urbana Vertical, Hagastaden

Vertical Urban Quarter. Image Courtesy of C.F. Møller and DinellJohansson

Arranha-céu de madeira de C.F. Møller e DinnellJohansson vence competição internacional - Mais Imagens+ 17

Este complexo de habitação pretende ser um marco na nova quadra de Hagastaden. Ao lado de outros quatro edifícios planejados, o projeto irá acomodar um supermercado, cafeteria, restaurante, uma biblioteca e grandes espaços ao ar livre. De acordo com os arquitetos, o complexo "também vai dar à cidade novas experiências visuais, incluindo a sua estrutura de madeira, terraços verdes no telhado e um parque infantil em um dos pavimentos, bem como uma fachada dinâmica e variada que reflete os vários tipos de apartamentos por trás dela."

O edifício, descrito como "extremamente simples", abriga um grande número de casas dentro de uma série de volumes simples. O projeto acabará por abrigar casas de família, moradia estudantil, moradias urbanas, lofts, coberturas e até mesmo lares para idosos. Moradores terão acesso a uma série de instalações comuns, assim como um jardim de infância e oficinas, todos projetados para facilitar a vida dos moradores.

Você pode saber mais de sobre arranha-céus de madeira lendo os artigos Michael Green: Por que devemos construir arranha-céus de madeira e Por que pensar em arranha-céus feitos de madeira?

  • Concurso

    HSB Stockholm
  • Prêmio

    Primeiro Lugar
  • Arquitetos

    Berg | C.F. Møller Architects em cooperação com DinellJohansson
  • Localização

    Västerbroplan, Kungsholmen, Estocolmo, Suécia
  • Colaboradores

    Tyréns, Transsolar, AKT II, DeBrand
  • Cliente

    HSB Stockholm
  • Área

    11450.0 m2
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

Referências: C.F. Møller, HSB Stockholm 2023

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Västerbroplan, Kungsholmen, Estocolmo, Suécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.

Text Message Html

Cita: Taylor-Foster, James. "Arranha-céu de madeira de C.F. Møller e DinnellJohansson vence competição internacional" [C.F. Møller and DinnellJohansson's Wooden Skyscraper Wins International Competition] 06 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-165237/arranha-ceu-de-madeira-de-cf-moller-e-dinnelljohansson-vence-competicao-internacional> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.