Cientistas criam um mapa detalhado da Antártica sob a neve e o gelo

Cientistas da NASA estão trabalhando duro nas investigações da porção de terra mais desconhecida do planeta: a Antártica. A humanidade nunca chegou a ver o continente sem neve e gelo, porém, após décadas de investigação, pode-se agora ver uma representação digital do território que existe por baixo das geleiras. A NASA compilou dados da British Antarctic Survey e as imagens do satélite ICESat para criar a imagem topográfica mais completa do continente branco.

Uma das finalidades do projeto é ajudar a medir o impacto que terá o derretimento da crosta de gelo sobre o resto do planeta, já que graças à compreensão do território, pode-se entender melhor como o gelo se desloca sobre a superfície terrestre do continente.

Mais detalhes a seguir.

Courtesy of NASA

Para o projeto, os investigadores coletaram três tipos de dados: o levantamento da superfície, a espessura do gelo e a topografia do solo estável. Todos os dados existentes foram reunidos e compilados pela Operação IceBridge, um projeto criado para a investigação sobre a região.

Courtesy of NASA

O resultado é uma imagem muito detalhada da topografia da Antártica, que pode ser comparada com antigos mapas do continente através da página da NASA.

Os investigadores explicam que esta imagem mais precisa pode ajudar a entender melhor o impacto que o derretimento do gelo causará no resto do planeta. "Será um recurso importante para a próxima geração de oceanógrafos, físicos e geólogos" comentou Peter Fretwell, principal autor do projeto.

Veja mais imagens do território antártico - com e sem neve - aqui.

Via Inhabitat

Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Cientistas criam um mapa detalhado da Antártica sob a neve e o gelo" [Científicos crean un mapa detallado del territorio Antártico bajo la nieve y el hielo] 03 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-165225/cientistas-criam-um-mapa-detalhado-da-antartica-sob-a-neve-e-o-gelo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.