Julia Morgan é premiada com a 2014 AIA Gold Medal

O Instituto Americano de Arquitetos (AIA) anunciou recentemente sua decisão de premiar postumamente Julia Morgan, FAIA (1872-1957) com a 2014 AIA Gold Medal. Uma mulher "cujo extenso volume de obra serviu como uma inspiração para uma geração de arquitetas."

“Julia Morgan está indiscutivelmente entre os (as) maiores arquitetos e arquitetas americano(a)s de todos os tempos e é uma verdadeira joia da Califórnia", disse a Senadora Dianne Feinstein (D-CA) em sua carta de recomendação. "O legado de Morgan apenas cresceu com o passar dos anos. Ela foi uma arquiteta de alcance, profundidade e consistência impressionante, e é amplamente conhecida pela qualidade de sua obra por aqueles que praticam, lecionam e apreciam a arquitetura.

Seguindo sua admissão como primeira mulher na prestigiosa Écoles des Beaux-Arts de Paris, Morgan retornou ao seu estado natal para se tornar a primeira arquiteta licenciada da Califórnia. Atuou na profissão por quase 50 anos, projetando mais de 700 edifícios. Alguns de seus mais notáveis projetos incluem a Igreja Presbiteriana St. John em Berkeley, o Asilomar YWCA no Pacífico, e o The Hearst Castle em San Simeon.  

Igreja Presbiteriana St. John; Berkeley, CA (1908-1916) / Julia Morgan. Cortesia de Mark Anthony Wilson; Julia Morgan, Arquiteta da Beleza

Como descreve o AIA num comunicado de imprensa, "O que mais de destaca é o vasto conjunto de estilos arquitetônicos empregados [por Morgan]: casas Georgianas e em estilo Tudor, igrejas Românticas, e estâncias interioranas Coloniais Hispânicas com elementos Islâmicos. Seu período pós Beaux-Arts lhe deu a habilidade para projetar nestes estilos historicistas, reunindo motivos e métodos de toda a história arquitetônica ocidental para escolher a abordagem mais apropriada para cada terreno e contexto."

O legado de Morgan será celebrado na Convenção Nacional e Exposição de Projetos em Chicago. Leia a biografia completa de Morgan compilada pelo AIA.

Julia Morgan é premiada com a 2014 AIA Gold Medal  - Mais Imagens+ 1

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Julia Morgan é premiada com a 2014 AIA Gold Medal " [Julia Morgan Awarded 2014 AIA Gold Medal ] 01 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-164361/julia-morgan-e-premiada-com-a-2014-aia-gold-medal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.