Embaixada da Turquia em Berlim / NSH Architekten

Embaixada da Turquia em Berlim / NSH Architekten - Mais Imagens+ 18

© Bernardette Grimmenstein

Descrição enviada pela equipe de projeto. A história começou em 2007, com um concurso internacional para a Embaixada da Turquia em Berlim. A competição teve duas fases. Na primeira, era entregue o conceito básico com as plantas do edifício e dois esboços. De acordo com este material o júri escolhia 15 escritórios que deveriam fazer uma entrega mais detalhada do projeto. Cerca de 150 escritórios, em sua maioria alemães e turcos, se apresentaram no concurso, dos quais, 14 foram selecionados para a segunda fase. A forte participação não foi nenhuma surpresa, já que na Alemanha existem mais de 2,5 milhões de pessoas com raízes turcas, só em Berlim mais de 100.000 pessoas vivem com passaporte turco. Além disso, a discussão sobre a inclusão da Turquia na União Europeia continua em voga até hoje.

© Bernardette Grimmenstein

A proposta para a primeira fase foi desenvolvida com Volkmar (Nickol) na sala de estar de sua casa por cerca de dois meses. Antes deste projeto não nos conhecíamos, e eu morava a dois anos em Berlim mas ainda não dominava o idioma. Além disso, nenhum de nós tinha seu próprio escritório. De minha parte, foi a primeira competição que eu participei na Alemanha. Para a segunda fase da competição pediam um mínimo de infra-estrutura de um escritório, de modo que incluímos Thomas Hillig como um parceiro estratégico.

© Bernardette Grimmenstein

No final ganhamos o terceiro prêmio e depois de alguns meses nos chamaram a embaixada para ver a possibilidade de desenvolver a nossa proposta. Na Alemanha, o cliente pode escolher por lei entre os projetos vencedores em um concurso público, qual projeto será construído. Normalmente, esta situação ocorre quando, por alguma razão, as negociações entre o cliente e o primeiro premiado não dão certo. No nosso caso, nunca soubemos qual foi o motivo.

© Bernardette Grimmenstein

Após mais de um ano, entre idas e vindas, onde em mais de uma ocasião, demos o projeto por perdido, foi aprovada a planta final para desenvolver o projeto. Finalmente um coordenador geral (Assmann Generalplaner) iria contratar todas as especialidades, entre as quais, nós figurávamos como arquitetos.

© Bernardette Grimmenstein

Em meados de 2009 nós começamos a trabalhar na atribuição. O projeto foi desenvolvido com uma equipe que tinha até dez pessoas mais os três parceiros, começamos em pequeno escritório e acabamos em um pavimento industrial por necessidade de superfície maior. A cada duas semanas (nas fases mais importantes do projeto), apresentávamos na antiga embaixada o layout arquitetônico ao embaixador e seus secretários , sempre em Inglês. No total, nós produzimos mais de trinta apresentações onde o projeto foi sendo desenvolvido a partir de pontos de vista das diferentes alternativas que íamos propondo. A questão de como apresentamos o projeto tornou-se muito importante por várias razões. Por um lado, e apesar do embaixador na época ser uma pessoa extremamente culta, que sabia apreciar a arquitetura moderna, não o tratávamos com um técnico, mas como um diplomático de hierarquia que queria ver fotos e diagramas compreensíveis para qualquer um, a medida que ia se desenvolvendo o projeto. Por outro lado, o projeto teve que ser aprovado a nível ministerial, e para este fim as visualizações eram mais comunicativas do que um arquivo simples de plantas. No total trabalhamos um ano e meio no projeto (até o fim de 2010) para completar as plantas de detalhes e executivas.

© Bernardette Grimmenstein

Em outubro de 2012, a embaixada foi inaugurada no Dia Nacional da Turquia pelo primeiro-ministro Erdogan e pelos ministros do exterior turcos e alemães. Em geral, a crítica local foi muito boa, tanto para a presença política da Turquia na Europa e da própria arquitetura.

Croquis Auditório

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Embaixada da Turquia em Berlim / NSH Architekten" [Embajada de Turquía en Berlín / NSH Architekten] 31 Dez 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-164277/embaixada-da-turquia-em-berlim-slash-nsh-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.