Novo edifício de educação infantil e creche em Zaldibar / Hiribarren-Gonzalez + Estudio Urgari

Novo edifício de educação infantil e creche em  Zaldibar / Hiribarren-Gonzalez  + Estudio Urgari - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: Estudio Urgari, Hiribarren-Gonzalez ; Hiribarren-Gonzalez , Estudio Urgari
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  663
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Engenheiros: URGARI (Susana Martínez Pérez (engenharia de instalações), Jesús Etxeberria (engenheiro estrutural), Arantxa Agirre Apezetxea (arquiteta técnica)
  • Montador: Andres Fernández
  • Superfície útil: 520,65 m² (178,55 m² + 342,10 m²)
  • Superficie Forjada: 526,90 m²
  • Custo: 844.628,01 € sin IVA, 1.021.999,89 € TTC (IVA 21%)
  • Empresa: Egoin
  • Arquitetos Responsáveis: Tony Hiribarren y María del Mar González Dueñas
  • Equipe De Projeto: HIRIBARREN-GONZALEZ (Tony Hiribarren y María del Mar González Dueñas arquitectos) URGARI (Patxi Gastaminza e Itziar Modrego arquitectos)
  • Cidade: Zaldibar
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do novo edifício de educação infantil e creche foi concebido a partir da atenção às próprias necessidades da população, a adaptação dos sistemas propostos e a realidade do lugar, sua viabilidade e rentabilidade econômica, e a partir de critérios de sustentabilidade e economia de energia. O objetivo do concurso, convocado pela prefeitura de Zaldibar, era a realização de dois edifícios que pudessem trabalhar de forma independente: uma escola de educação infantil para crianças de 2-3 anos que estaria integrada ao complexo escolar já existente, e uma creche para crianças de 0-2 anos que poderia funcionar de forma autônoma. Com esta premissa, e buscando a excelência arquitetônica e qualidade da proposta técnica, as prioridades valorizadas no concurso foram as seguintes: uma construção rápida, se possível durante o verão para não perturbar as atividades escolares e permitir duas fases de construção independentes para cada edifício, uma solução econômica, e a utilização de sistemas de eficiência energética e produção de energia renovável integrada ao projeto arquitetônico.

A proposta realizada "EDERTO", com uma superfície aproximada de 600 m², se desenvolve em dois módulos que serão administrados de forma independente. Sua implantação no lugar em L margeando os limites oeste e sul do lote permite a criação de três áreas de jogos: uma para crianças de 0-2 anos da creche, outra de 2-3 anos para o edifício de educação infantil, e outra para as crianças de 3-6 anos, conservando uma parte importante do complexo escolar já existente. Os acessos se realizam a partir da rua Autonomía, ao norte para a escola infantil a partir de um dos acessos já existentes do complexo escolar e ao sudeste para a creche através de uma entrada própria. O projeto busca potencializar o complexo escolar e seu entorno adaptando-se à escala de seus usuários, as crianças. Por isso sua forma é concebida como um jogo de crianças. gerando um zig-zag contínuo de coberturas e uma combinação de aberturas na fachada em diferentes alturas, tamanhos e cores, evocando uma imagem de pequenas casas. Os dois volumes são integrados de forma unitária em uma única silhueta, seguindo um tratamento contínuo da fachada externa em madeira. A entrada principal e o acesso ao patio de recreação no extremo oposto de cada módulo são cobertos pela própria cobertura do edifício em varandas, e são marcadas na fachada com uma cor que caracteriza cada edifício: o fúcsia para a creche e o verde para a escola infantil.

Cortesia de Egoin

A construção do edifício foi feita de forma integral mediante um sistema prefabricado de painéis estruturais de madeira. Estes painéis formam a fachada, divisões internas, cobertura e revestimento externo. São projetados sob medida em fábrica e permitem uma execução material em obra de montagem fácil, rápida e sistematizada. Este tipo de obra seca permite não só a realização de uma obra limpa e a redução dos resíduos e recursos utilizados, mas também uma redução considerável nos custos e tempo de execução ,que pode ser de apenas 2 meses.

Cortesia de Egoin

O edifício foi concebido a partir de critérios de projeto ecológicos. Desde o próprio desenho arquitetônico foi dada atenção especial à orientação, ao aproveitamento da luz solar, um bom isolamento e controle térmico, uma impermeabilização adequada, o uso de materiais locais e respeitosos com o meio ambiente, e a integração de energias renováveis. A madeira de pinho, proveniente dos bosques nativos, é um excelente material com um ótimo desempenho técnico, acústico e isolante, além de ser um material ecológico e reciclável e de fornecer aconchego, bem estar e qualidade estética. Um bom isolamento térmico integrado ao sistema construtivo, sua continuidade e espessura diminui o consumo energético do edifício e proporciona um alto conforto. A cobertura do edifício será executada com uma solução de impermeabilização, que será igualmente contínua em fachadas ventiladas, e revestimento de zinco. Além de prever câmara sanitária para uma ventilação adequada do piso. Foram estudados o desenho e a disposição das janelas para alcançar um alto grau de iluminação natural, aumentar os ganhos solares e diminuir o consumo de calefação. As esquadrias prefabricadas que compõem as janelas são desenhadas além da função da inclinação solar para controlar a radiação incidente. O desenho das instalações foi feito tendo em vista a eficiência energética, e será instalado solo aquecido como sistema de calefação, o que irá melhorar a qualidade térmica e economia energética. A energia utilizada tanto para calefação como aquecimento de água será a biomassa. Todas essas medidas procuram não só diminuir o consumo energético e as emissões de CO2, mas também favorecer a economia local, o conforto ambiental e a qualidade de vida de seus usuários.

Fachada
Fachada

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle Autonomía, 48250 Zaldibar, Biscay, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Novo edifício de educação infantil e creche em Zaldibar / Hiribarren-Gonzalez + Estudio Urgari" [Nuevo edificio educación infantil y guardería en Zaldibar / Hiribarren-Gonzalez + Estudio Urgari] 29 Dez 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-163774/novo-edificio-de-educacao-infantil-e-creche-em-zaldibar-slash-hiribarren-gonzalez-plus-estudio-urgari> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.