Casa Pátio / Undurraga Devés Arquitectos

Casa Pátio / Undurraga Devés Arquitectos - Mais Imagens+ 17

Las Condes, Chile
  • Arquitetos: Undurraga Devés Arquitectos; Undurraga Devés Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  460
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2007
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Duromarmol, GLASSTECH, Melón Hormigones
  • Engenheiro Estrutural: Rodrigo Vásquez
  • Construtora: M3 Constructors – Jaime Rios
  • área De Superfície: 1500 m²
  • Arquiteto Encarregado: Cristian Undurraga
  • Equipe De Projeto: Orlando Etcheberrigaray, Eduardo Castillo, Cristian Larrain
  • Paisagista: Juan Grimm
  • Cidade: Las Condes
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Cristobal Palma / Estudio Palma

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na história da arquitetura, não existe um arquétipo tão prevalecente quanto a organização de espaços de convivência em torno de um pátio. Diferenciando-se entre civilizações, a tipologia da casa pátio remonta à Ásia no ano 3000 a.C., especificamente na China e na Índia. Os gregos, nos séculos IV e V, contribuíram para grandes evoluções do modelo e influenciaram a compreensão da casa pátio mediterrânea introduzida nas Américas com a chegada dos espanhóis. A casa apresentada utiliza o sedimento histórico como inspiração e redefine o modelo de uma forma contemporânea.

Planta 1° Pavimento

Casa Pátio / Undurraga Devés Arquitectos - Mais Imagens+ 17

A casa está localizada na região leste da cidade de Santiago, onde o vale se encontra com a serra. O projeto é desenvolvido em um plano único, com os espaços organizados em torno de um pátio central usando paredes de quartzo e cristais. Durante o dia essas paredes são usadas para capturar a luz do sol e iluminar o salão principal de circulação e à noite as paredes são iluminadas artificialmente e dão um brilho ao pátio iluminado.

© Cristobal Palma / Estudio Palma
Axonometric

Em direção ao sul, a fachada pública se fecha intensamente escondendo os eventos que ocorrem no interior. Os interiores da casa só são revelados através da extensão das vigas na fachada norte e no exterior do telhado.

© Cristobal Palma / Estudio Palma

Os interiores dos diferentes cômodos são definidos por paredes que não chegam ao teto que as vigas de madeira passam, criando uma continuidade visual em toda a casa. Apenas os recintos mais externos, localizados em ambos os lados da planta e contendo os banheiros e outro programa de serviço, conectam à laje de cobertura e enfatizam a rigidez estrutural do teto.

© Cristobal Palma / Estudio Palma

As vigas nas fachadas norte e sul, que se estendem para o interior dos jardins, são apoiadas por uma série de cabos de aço discretos e dão a pérgula uma sensação de ausência de peso. A luz peneirada, juntamente com o clima benigno na área dada, cria um local privilegiado para a vida doméstica.

© Cristobal Palma / Estudio Palma

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pátio / Undurraga Devés Arquitectos" [Patio House / Undurraga Devés Arquitectos] 25 Dez 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-163726/casa-patio-slash-undurraga-deves-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.