Biblioteca Multimídia Chelles / Atelier Novembre Architecture

Biblioteca Multimídia Chelles / Atelier Novembre Architecture - Imagem 1 de 24
© Luc Boegly

Biblioteca Multimídia Chelles / Atelier Novembre Architecture - Imagem 2 de 24Biblioteca Multimídia Chelles / Atelier Novembre Architecture - Imagem 3 de 24Biblioteca Multimídia Chelles / Atelier Novembre Architecture - Imagem 4 de 24Biblioteca Multimídia Chelles / Atelier Novembre Architecture - Imagem 5 de 24Biblioteca Multimídia Chelles / Atelier Novembre Architecture - Mais Imagens+ 19

  • Arquiteto Responsável: Jacques Pajot e Marc Iseppi
  • Contratante: The Marne et Chantereine municipal authority
  • Acústica: Cabinet Lamoureux
  • Cenografia: Scénarchie
  • Paisagismo: Neveux & Rouyer
  • Consultores Técnicos: ISATEG/GRONTMIJ
  • Instalações: Gaudin ingénierie
  • Sinalização Digital: Christine Mathieu
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Biblioteca Multimídia Chelles / Atelier Novembre Architecture - Imagem 15 de 24
© Luc Boegly

A Biblioteca Multimídia Chelles nasceu de uma ambição política: criar uma estrutura pública em harmonia com o atual centro cultural, projetado para a comunidade diversificada de Marne-Chantereine. O Atelier Novembre, de Jacques Pajot e Marc Iseppi, deram corpo a esta ambição em uma poderosa declaração de um projeto de paisagem urbana e perspectiva funcional. O paisagismo e o projeto urbano: Como eles interagem com o atual centro cultural, a biblioteca multimídia atua como uma poderosa âncora para o pólo cultural, no cruzamento entre diferentes tecidos urbanos. Foram projetados pelo Atelier Novembre para integrarem-se à cidade e à paisagem circundante: linearidade para o Oeste e Sul e a fragmentação para o Leste.

Biblioteca Multimídia Chelles / Atelier Novembre Architecture - Imagem 13 de 24
© Luc Boegly

A biblioteca multimídia é apoiado por estruturas existentes: o centro cultural, mas também as linhas traçadas pelas estradas e árvores. Há uma continuidade entre o hall de entrada da biblioteca e do centro cultural. Os dois volumes estão alinhados, ordenados em conjunto para permitir conexões funcionais entre os dois. A fachada leste do centro cultural, que pode ser vista a partir da biblioteca, foi renovada também pelo Atelier Novembre para fornecer consistência estética entre os dois edifícios. As áreas pedonais, plantadas com árvores de pagode japonês, pinheiros escoceses e carvalhos servem como portas para a ilha e guia os visitantes para as portas dos locais de interesse cultural. As áreas externas proporcionam espaços de lazer para os moradores locais.

Biblioteca Multimídia Chelles / Atelier Novembre Architecture - Imagem 5 de 24
© Luc Boegly

Layout funcional da Biblioteca Multimídia: A biblioteca é composta de salas de leitura divididas em dois pólos principais e distribuídas em dois níveis, e um auditório de 230 lugares. Estas duas entidades podem ser acessadas através do hall. O desenho em "U" permite o acesso duplo: as áreas de leitura são abertas para a cidade ou para o pátio interior, que é criado por esta forma.

Biblioteca Multimídia Chelles / Atelier Novembre Architecture - Imagem 12 de 24
© Luc Boegly

Os vão livres das salas de leitura criam uma grande liberdade para caminhar em torno do centro e ajudar a distinguir os diferentes espaços. Essas sucessões de espaços trazem consigo variações na iluminação e aberturas, alternando grandes janelas, treliças e clarabóias. A ênfase é dada à luz natural em todo o edifício.

Biblioteca Multimídia Chelles / Atelier Novembre Architecture - Imagem 19 de 24
Planta Baixa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Multimídia Chelles / Atelier Novembre Architecture" [Chelles Multimedia Library / Atelier Novembre Architecture] 25 Dez 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-162716/biblioteca-multimidia-chelles-slash-atelier-novembre-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.