10 livros que buscam gerar mudança através da Arquitetura e do Design Social

A arquitetura focada no design social, na cooperação e no apoio às comunidades é um campo que se encontra em pleno auge em nossa profissão. Vê-se cada vez mais projetos que tomaram o desafio de gerar mudança social através de boa arquitetura, sempre com um trabalho em conjunto com o usuário - desde a concepção do projeto - e a partir de mão de obra e materiais locais.

A seguir apresentamos uma série de livros recentes que fazem uma contribuição interessante para este campo, mostrando sua experiência de trabalho ao redor do mundo e através de diferentes esferas de aplicação.

Design Like You Give a Damn [2]

Design Like You Give a Damn [2]

Este livro escrito por Architecture for Humanity e seus co-fundadores Cameron Sinclair e Kate Stohr não é um típico livro de arquitetura. Redigido e organizado como um inspirador manual de projeto, oferece conselhos práticos e apresenta mais de 100 projetos que compartilham a missão de gerar uma arquitetura para um futuro sustentável. Além da crônica de projetos, oferece uma importante e provocativa filosofia: a arquitetura não pertence ao arquiteto, mas às pessoas e à comunidade para a qual ele está projetando. Por Kate Stohr e Cameron Sinclair.

Architecture for Rapid Change and Scarce Resources

Architecture for Rapid Change and Scarce Resources

[Arquitetura para Mudança Rápida e Recursos Escassos]. Escrito por Sumita Sinha, fundadora de Architecture For a Change, este livro explora os benefícios de praticar uma arquitetura baseada no respeito pela diversidade e igualdade em escala mundial, proporcionando um plano para o desenvolvimento de estudos de arquitetura baseados em métodos de trabalho recíprocos. Através da investigação e do contato com escolas, arquitetos e organizações não governamentais, demonstra que a produção de projetos adequados e sustentáveis é cada vez mais relevante, seja no campo da ajuda humanitária, no desenvolvimento a longo prazo ou em outros contextos urbanos mais amplos, tanto em países ricos como pobres. Por Sumita Sinha.

ELEMENTAL: Manual de Vivienda Incremental y Diseño Participativo

ELEMENTAL: Manual de Vivienda Incremental y Diseño Participativo

Este livro começa redefinindo uma série de lições que parecem relevantes no momento de propor habitação social e termina defendendo-as uma a uma de modo prático e funcional. No meio tempo, recorre cronologicamente à experiência e ao caminho percorrido por Elemental, mostrando seus projetos em diferentes escalas. "Além dos projetos em si, registra a história pessoal por trás de Elemental, as condições da política habitacional dentro das quais aceitou trabalhar, as distintas estruturas adotadas para financiar nosso tempo e as estratégias de participação comunitária, para citar algumas das dimensões de nossa ação". Por Alejandro Aravena e Andrés Iacobelli.

Small Scale, Big Change

Small Scale, Big Change: New Architectures of Social Engagement

Pequena Escala, Grande Mudança mostra as obras de 11 arquitetos e empresas - entre elas Elemental, Francis Kéré e Rural Studio - em locais marginalizados em todo o mundo, examinando diferentes maneiras através das quais os arquitetos podem se comprometer criticamente com as questões sociais, econômicas e políticas que as comunidades enfrentam atualmente. Por Andres Lepik.

Beyond Shelter

Beyond Shelter

[Além do Abrigo]. Através de todos os continentes, o trabalho inovador de pequenas equipes de profissionais está ajudando as comunidades a se recuperar dos desastres e começar a reconstrução, reduzindo o abismo que separa as necessidades de emergência de uma recuperação sustentável a longo prazo. "Beyond Shelter" é um chamado à ação. O livro editado por Marie Aquilino incorpora 20 relatórios generosamente ilustrados e escritos pelos fundadores de alguns dos escritórios de arquitetura e engenharia mais provocativos do mundo (Arup, Urban Think Tank), organizações sem fins lucrativos e centros de pesquisa, e alguns líderes de organizações como a Cruz Vermelha, a ONU, e o Fundo Mundial pela Natureza. Por Alfredo Brillembourg, Hubert Klumpner e Patrick Coulombel.

Post Traumatic Urbanism

Post Traumatic Urbanism: Architectural Design

[Urbanismo Pós Traumático]. As demandas do urbanismo depois dos desastres naturais mobilizam os arquitetos a inovar em suas competências e potencializar sua criatividade, em contextos com os quais estão familiarizados. Este livro revisa exemplos de condições urbanas pós-traumáticas para repensar a arquitetura social e o urbanismo no mundo contemporâneo. Por Adrian Lahoud, Charles Rice e Anthony Burke.

Design Revolution Design

Design Revolution: 100 Products That Empower People

[A Revolução do Design: 100 Produtos que Capacitam Pessoas]. Emily Pilloton, fundadora de Proyect H Design - uma organização de design global sem fins lucrativos - nos traz este chamado à ação através de uma coletânea de projetos que, mesmo que centrada em design de produto, pode servir como ponto de referência e fonte de inspiração para iniciativas impulsionadas pela comunidade que tem como objetivo melhorar a vida através do design. Por Emily Pilloton.

Expanding Architecture

Expanding Architecture: Design as Activism

[Expandindo a Arquitetura: Design como Ativismo]. Profissionais experientes do campo como Bryan Bell e Sergio Palleroni reúnem 30 ensaios escritos pelos melhores arquitetos e designers, onde descrevem seus projetos passo a passo, revelando a fundo o design baseado na comunidade e oferecendo aos arquitetos informação prática e consultoria em primeira mão sobre como trabalhar de forma eficaz na área de desenvolvimento. Por Bryan Bell, Katie Wakeford, Steve Badanes, Roberta Feldman, Sergio Palleroni, Katie Swenson, Thomas Fisher.

The Architecture of Change: Building a Better World

The Architecture of Change: Building a Better World

[A Arquitetura da Mudança: Construindo um Mundo Melhor]. Derrubando os estereótipos que rodeiam a "arquitetura socialmente comprometida", este livro mostra que realmente é possível mudar a vida das comunidades. O livro explora a arquitetura comunitária produzida não por especialistas mas por pessoas, a partir de suas vidas e experiências comuns, tendo uma visão única de suas necessidades e ambientes particulares. Estes heróis anônimos são mestres e artistas, imigrantes e ativistas, estudantes e planejadores, arquitetos e moradores de alguns dos lugares mais pobres. Este livro tem como princípio fundamental a justiça social e busca abrir nossos olhos a novas formas de interpretar o mundo, e como fazer para mudá-lo. Por Jerilou Hammett, Maggie Wrigley.

NEEDS-Architecture in Developing Countries

NEEDS-Architecture in Developing Countries

[NECESSIDADES - Arquitetura nos Países em Desenvolvimento]. Editado por Salvatore Spataro e GGAF (Young Architects of Florence), o livro se refere às necessidades reais dos usuários, em particular à de criar estruturas que podem satisfazê-las, enfrentando a falta de recursos econômicos e tecnológicos. As dezesseis obras reunidas neste volume expressam uma ideia clara sobre o desenvolvimento de projetos desenvolvidos com uma estreita relação com a comunidade na que se encontra. Cada projeto é um reflexo da arquitetura que não impõe modelos de organização estranhos à cultura local e que não faz referência a si mesmo em meio à realidade existente. Por Salvatore Spataro.

Referência: Master of International Cooperation Sustainable Emergency Architecture

* Veja mais detalhes de alguns destes livros em nossa seção de Publicações

Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "10 livros que buscam gerar mudança através da Arquitetura e do Design Social " [10 Libros que buscan generar un cambio a través de la Arquitectura y el Diseño Social ] 19 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Marcon, Naiane) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-161510/10-livros-que-buscam-gerar-mudanca-atraves-da-arquitetura-e-do-design-social> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.