Casa CMYK / MCKNHM Architects

Casa CMYK / MCKNHM Architects - Imagem 1 de 34Casa CMYK / MCKNHM Architects - Imagem 2 de 34Casa CMYK / MCKNHM Architects - Imagem 3 de 34Casa CMYK / MCKNHM Architects - Imagem 4 de 34Casa CMYK / MCKNHM Architects - Mais Imagens+ 29

Moers-Vinn, Alemanha
Casa CMYK / MCKNHM Architects - Imagem 21 de 34
© Julien Lanoo

Descrição enviada pela equipe de projeto. História: Quando o pai do cliente comprou o terreno, além de uma cascalheira aberta ao sul de Moers, Alemanha, em finais dos anos cinquenta, ainda não estava claro se a mina seria convertida em um aterro de lixo ou em um lago. Felizmente, a família acabou com uma casa de campo em um lago idílico que é cercada por uma floresta. Por causa do possível aterro no momento da construção, o layout da casa foi orientado para longe desta agora bela reserva natural: A extensa rodovia pavimentada estava situado entre a casa e o ambiente natural fantástico e uma garagem existente estava bloqueando espacialmente a conexão para o lago. Dentro da casa apenas poucos espaços proporcionam vistas para o lago.

Casa CMYK / MCKNHM Architects - Imagem 2 de 34
© Julien Lanoo

Contextualmente: A nova adição é definida para resolver estes problemas. A abordagem para o terreno coloca três pavilhões em direção a propriedade parecida com um parque. São posicionados de forma a alcançar novas qualidades espaciais entre o antigo prédio e as novas adições, ajudando a conectar o lago com a casa existente. Ao mesmo tempo, cliente e arquiteto buscam uma adição inovadora à antiga casa com a sua fachada de gesso branco e seu telhado de dupla-armação preto, que tinha uma aparência rígida e funcionalidade sóbria. O terreno repleto de árvores evocou um sonhador senso de melancolia que refletiu o espírito dos anos cinquenta alemão (zeitgeist). Portanto, a extensão também deve adicionar uma atmosfera mais amigável e divertida.

Casa CMYK / MCKNHM Architects - Imagem 25 de 34
© Julien Lanoo

Três pavilhões: A oficina e garagem foram movidas e situadas como um pavilhão autônomo em direção à entrada do local. Um segundo pavilhão acomoda uma sauna e a casa de hóspedes, que é atribuída à casa existente e orientada diretamente ao lago através de um terraço aberto. Um terceiro pavilhão está situado no topo do telhado da velha casa, estendendo o sótão existente em um espaço de trabalho e um lounge com uma bela vista para o lago.

Casa CMYK / MCKNHM Architects - Imagem 4 de 34
© Julien Lanoo

Fachada: Todas as novas adições são revestidas com uma fachada especial, feita a partir de um tecido de construção que leva uma impressão colorida, mas também camufla que foi desenvolvido através de um processo de concepção muito estreito e intenso com o cliente. A impressão realiza uma série de tarefas: é uma imagem muito "pixelizada" por um padrão de meio-tom (halftone) que é estourado de forma que a curta distância a fachada exibe apenas grandes pontos na região de cores Ciano, Magenta, Amarelo e Verde (Kay). Estes pontos criam um padrão, que também lembram as saias usadas nos anos cinquenta, adicionando uma paleta de cores e um grafismo à situação existente. O esquema existente de cor da imagem "pixelizada" se reflete intencionalmente pelo paisagismo, consistindo de prados de flores silvestres. A partir de uma distância média, o olho humano interpola as cores: a superfície sombreada e texturizada em marrom e verde parece surgir, levando a um efeito de camuflagem. As adições parecem se misturar dentro da paleta de cores do local. Somente a partir de uma grande distância do lago a imagem aparece: Uma paisagem de floresta com um cervo, um clássico e conservador motivo de caça alemão dando um leve toque irônico ao edifício existente e uma referência a sua história, já que o pai do cliente foi um caçador e um quarto em especial da antiga casa estava ocupado com troféus de caça no momento em que o filho assumiu a propriedade.

Casa CMYK / MCKNHM Architects - Imagem 5 de 34
© Julien Lanoo

Interiores: Os espaços interiores são altamente flexíveis os pavilhões apresentam uma "multi-wall", que é concebida como uma parede ou bloco de madeira 'ocos' de 1,20 m de espessura, que funciona como um dispositivo de armazenamento que é acessível a partir de dentro e fora. O pavilhão com a sauna tem um "multi-cubo" que abriga a sauna atual e também um espaço para equipamento técnico, um guarda-roupa e as louças fixas do banheiro do lado de fora. Através destas intervenções, o espaço torna-se altamente flexível e também aberto, o espaço é contínuo, não há portas que separam o espaço do banheiro da sauna.

Casa CMYK / MCKNHM Architects - Imagem 6 de 34
© Julien Lanoo

Camuflagem: O conceito do edifício é criar uma nova experiência no local e adicionar algo muito divertido e amigável. Ao mesmo tempo, a construção mistura-se com o seu meio ambiente natural. Neste sentido, a adição medeia o genius loci do edifício existente e o ambiente natural, a arquitetura não é mais estrangeira, torna-se mais natural. Algumas medidas foram tomadas, não só para adequar a casa visualmente em seu contexto, mas também para proporcionar uma sensação tátil de desmaterialização que se reflete na construção real. Todos os detalhes de construção visam esconder a espessura física da construção e criar uma aparência de qualidade muito leve: O parapeito é definido por trás da fachada, portas e janelas visíveis são encerradas em um tapume de metal que chegam a um milímetro de espessura, escondendo a espessura real da parede, a fachada têxtil tem arremate nos cantos e contra com uma estrutura elementar de alumínio.

Casa CMYK / MCKNHM Architects - Imagem 33 de 34
Implantação

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa CMYK / MCKNHM Architects" [CMYK House / MCKNHM Architects] 15 Dez 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-160499/casa-cmyk-slash-mcknhm-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.