Casa GD / INOUTarchitettura

Casa GD / INOUTarchitettura - Imagem 1 de 22
Cortesia de INOUTarchitettura
Bardovci, Macedônia

Casa GD / INOUTarchitettura - Imagem 2 de 22Casa GD / INOUTarchitettura - Imagem 3 de 22Casa GD / INOUTarchitettura - Imagem 4 de 22Casa GD / INOUTarchitettura - Imagem 5 de 22Casa GD / INOUTarchitettura - Mais Imagens+ 17

  • Líder De Projeto: Mario Benedetto Assisi
  • Cliente: Georgi Dimitrov
  • Colaboradores: Dejan Paskalov, Ljubica Budimovska, Blagoja Dimitrievmski
  • Cidade: Bardovci
  • País: Macedônia
Mais informaçõesMenos informações
Casa GD / INOUTarchitettura - Imagem 4 de 22
Cortesia de INOUTarchitettura

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa GD se localiza em um bairro de prestígio de casas unifamiliares próximo a Skopje. Seu conceito foi definido pelas condições do lugar e pelo programa, feito para um casal com dois filhos. Contém: garagem, casa principal (com 3 dormitórios, sala de estar, sala de jantar, estúdio, cozinha fechada e uma grande biblioteca), piscina e apartamento de hóspedes (com uma pequena área fitness).

Casa GD / INOUTarchitettura - Imagem 5 de 22
Cortesia de INOUTarchitettura

1. O lugar
O terreno tem aproximadamente 2000 m². É uma espécie de retângulo com 40 m de um lado e 50 m do outro, cercado por arquitetura feia. Uma das principais questões foi organizar o terreno de maneira a formar um munto introvertido isolado em relação ao entorno. Foi decidido localizar os volumes (construído e vegetação) ao longo do perímetro, criando um grande pátio no meio, para o qual se abrem as principais áreas da casa. Nas áreas norte e oeste foi posicionado o programa; os lados sul e leste se tornaram uma imagem espelhada dos volumes de vegetação fechando o pátio. Cada lado da casa oferece um nível diferente de privacidade e relação com o exterior.

Casa GD / INOUTarchitettura - Imagem 3 de 22
Cortesia de INOUTarchitettura

2. A disposição arquitetônica
Como um tipo de paisagem, a disposição arquitetônica é gerada por uma série de faixas de orientação leste-oeste. Diferentes alturas da cobertura caracterizam os vários ambientes da casa.
Começando a partir do norte: 
- A primeira faixa contem as entradas principais, o caminho de pedestres e a rampa que leva à garagem subterrânea.
- A segunda faixa contém uma grande biblioteca no caminho principal distribuindo os vários ambientes da casa (funciona como um amortecedor térmico para o ar frio do norte).
- A terceira faixa com duas alturas diferentes enfatiza a distinção entre as áreas diurna e noturna.
- A quarta faixa é um grande terraço aberto emoldurando o pátio.
- A quinta faixa é a casa de hóspedes.
Dois volumes fechados completam a composição: a caixa da cozinha e a lareira ao ar livre.

Casa GD / INOUTarchitettura - Imagem 8 de 22
Cortesia de INOUTarchitettura

3. Os materiais
Os materiais utilizados são parte da cultura local e das técnicas de construção consolidadas da Macedônia. Foi decidido usar o concreto como uma referência ao período mais brilhante da Macedônia na arquitetura moderna, construída por Kenzo Tange (depois do terrível terremoto de 1963) e a arquitetura de seus seguidores. É o material que a diferencia de outras capitais europeias e ainda constitui nossa paisagem urbana. O concreto foi moldado no local, revelando o caráter sedimentário do material. A aparência externa da casa é enigmática, totalmente diferente das casas da vizinhança. As formas cúbicas fechadas com a fachada da rua feita de concreto moldado não revela nada do mundo de luxo do interior. Somente ao entrar na casa, através do pesado portão de madeira, é possível perceber o interior completamente diferente - um oásis de tranquilidade, um espaço de estar generoso e aberto, onde interior e exterior se misturam.

Casa GD / INOUTarchitettura - Imagem 12 de 22
Planta térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa GD / INOUTarchitettura" [GD House / INOUTarchitettura] 13 Dez 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-160345/casa-gd-slash-inoutarchitettura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.