MEXTRÓPOLI, Primeiro Festival Internacional de Arquitetura e Cidade

MEXTRÓPOLI é um evento baseado na experiência de 15 anos de consolidação do Congreso Arquine e que transformará a Cidade do México no cenário mais importante e heterogêneo para expor, ativar e promover a cultura no campo arquitetônico.

MEXTRÓPOLI vai converter a Cidade do México em um ponto focal para a arquitetura e será líder da transformação criativa, sendo o projeto mais importante para promover a cultura, a revitalização urbana e artística do patrimônio da Cidade do México.

MEXTRÓPOLI e o único ponto de encontro para a promoção da arquitetura da Cidade do México, desenvolvendo mais de 30 atividades acadêmicas, culturais e turísticas no Centro Histórico da Cidade.

MEXTRÓPOLI se baseia em seis ações principais que convidam os cidadãos a se conectarem com sua cidade:

ESCUTAR
Palestras
Concentração das palestras oferecidas por renomadas personalidades, com temas sobre arquitetura e cidade, com enfoques e opiniões vindas de diferentes países e áreas do conhecimento.

Antanas Mockus – Colômbia | Ex-prefeito de Bogotá
Jaime Lerner – Brasil | Ex-prefeito de Curitiba
Jordi Hereu – Espanha | Ex-prefeito de Barcelona
Eduardo Souto de Moura- Portugal
Richard Burdett – Londres
Stefano Boeri – Itália
Rudi Ricciotti – França
Juan Villoro – México
Bijoy Jain | Studio Mumbai – Índia
Winka Dubbeldam – Estados Unidos
David Lida – Estados Unidos
Pedro Reyes – México
Iwan Baan – Países Baixos
Anish Kapoor – Índia
Alejandro González Iñarritu – México
Antonio Cruz | Cruz & Ortiz – Espanha
Jose Castillo – México
Hans Ulrich Olbrist – Inglaterra
Mathias Müller + Daniel Niggli | EM2N – Suíça
David Assael + David Basulto | Archdaily – Chile
* outros a confirmar

DIALOGAR
Mesas-Redondas
Diálogo de cronistas: Mesa de discussão e exposição de diferentes cronistas da Cidade do México.

Diálogo de urbanistas: Mesa de discussão e exposição de urbanistas, para perceber e aprender sobre as estratégias de desenvolvimento para a Cidade do México.

Diálogo de políticos: Mesa de discussão e exposição oferecida pelos ex-prefeitos das cidades que hoje são modelos de transformação urbana.

Pontos Ativos
Fala cidade: Durante tudo o Festival as pessoas poderão dizer suas opiniões num espaço de discussão aberta.

Ágora Móvel: Transporte com um foro multiusos. O foro foi designado pelo artista mexicano Pedro Reyes em colaboração com o coletivo ‘Pase Usted’ para fomentar debates entre os cidadãos.

Civic Stage: Espaço para a realização de atos onde o principal elemento e a voz. Foi designado pela arquiteta mexicana Frida Escobedo e utilizado na Trienal de Arquitetura de Lisboa 2013.

Parasito: Organizado pelo Laboratório para a Cidade e um evento promotor de conversas para ativar a zona.

PARTICIPAR
Ateliers
Micro urbanismo: Um programa que será feito com a associação de Casa Vecina do Centro Histórico da Cidade, utilizando os espaços residuais para fazer uma recuperação deles.

Cidade em resumo: Coordenado pelo coletivo Somos Mexas o objetivo e fazer um estúdio sobre o Bairro La Merced, mediante a produção de documentais. 

Parque de bolso: Espaço de pequenas dimensões que será recuperado. O atelier será feito em colaboração com o Governo da Cidade do México.

Oficina de murais: Incorporação de um projeto no marco da iniciativa All City Canvas.

Projeções
Cinema Documental: Estréia de curtas e documentários sobre arquitetura e cidade, os quais utilizam a Cidade do México como cenário principal.

Iluminação: Apresentação do projeto de Iluminação dos alunos do Mestrado Lighting Design da UPC + Arquine.

DESLOCAR
Circuitos Arquitetônicos
Circuito Arquine: Será feito no dia domingo, 23 do março, no Centro Histórico, a pé e de bicicleta.

Circuito Tolsá / Bici ruta 100 x 100/ Circuito monográfica moderno-Juan Sordo / Circuito de mercados – La Merced (Somos Mexas) / Circuito GDF – edificios recuperados / Circuito Cidade Universitária UNAM

Circuitos Urbanos
Arquitetura Aberta: O objetivo é abrir edifícios de valor arquitetônico e histórico que normalmente ficam fechados ao publico, em colaboração com o Abierto Mexicano de Diseño.

Circuitos Públicos
 Passeios em bicicleta: Ativar uma rota especial articulada com a tradicional de cada domingo.

Carreira DF: A cargo do prefeito da Cidade do México.

CELEBRAR
Com a grande festa cidadã que a MEXTRÓPOLI constrói.

O festival MEXTRÓPOLI terá um alcance estimado em 800 mil pessoas que transitarão na região durante os dias do festival; 300 mil pessoas através dos meios associados, 150 mil membros da comunidade Arquine; cinco mil assistentes a palestras; e 20 milhões de cidadãos que serão receberão informações através dos meios de comunicação durante o evento.

Mais Informações: mextropoli.mx

  • Título

    MEXTRÓPOLI, Primer Festival Internacional de Arquitectura y Cine
  • Sitio Web

  • Organizadores

  • Desde

    22 de Março de 2014 03:27 PM
  • Hasta

    26 de Março de 2014 03:27 PM
  • Lugar

    Ciudad de México
  • Dirección

    Mexico City, Federal District, Mexico

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "MEXTRÓPOLI, Primeiro Festival Internacional de Arquitetura e Cidade" [MEXTRÓPOLI, Primer Festival Internacional de Arquitectura y Ciudad] 12 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-159692/mextr-poli-primeiro-festival-internacional-de-arquitetura-e-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.