Mecanoo vence competição para projeto de museu subterrâneo em Varsóvia

Uma equipe composta por Mecanoo, Michael van Gessel, Delva Landscape Architects e Jojko Nawrocki Architekci venceu a competição para projetar o Museu Royal Lazienki, na capital polonesa. O museu de 1.800 m² ficará enterrado sob um terreno triangular de 2,5 hectares no Parque Lazienki, um dos destinos culturais mais populares de Varsóvia. Michael van Gessel e Delva Landscape Architects trabalharão no projeto paisagístico, enquanto que o escritório Mecanoo liderará o projeto do museu.

Terreno. Cortesia de Mecanoo
Terraço. Cortesia de Mecanoo

O jardim e o centro de exposições estarão intimamente conectados, já que o projeto do museu "surge da ondulação dos caminhos que envolvem o jardim."

Foyer. Cortesia de Mecanoo

Três cortes na topografia garantirão acesso direto ao hall central, um dos quais levará os visitantes para o pavimento abaixo através de uma escada espiral iluminada por claraboias. Este hall principal dá, então, acesso a quatro espaços expositivos modulares, dois grandes e dois menores. Cada um desses abrigará exibições temporárias, enquanto que o jardim será ocupado com usos educacionais e recreacionais. 

Cortesia de Mecanoo

Como em qualquer estrutura subterrânea ou museu, a iluminação é fundamental. A luz natural penetrará o espaço através de uma série de claraboias que pontuam a superfície do jardim por toda a extensão do museu.

O arquiteto descreveu: "Várias aberturas circulares - ou grandes claraboias - se sobressaem através dos caminhos e da vegetação, criando um misterioso jogo de luzes no jardim, mas também proporcionam iluminação natural cuidadosamente controlada no interior do pavilhão.

Cortesia de Mecanoo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Rosenfield, Karissa. "Mecanoo vence competição para projeto de museu subterrâneo em Varsóvia" [Mecanoo Wins Competition to Design Subterranean Museum in Warsaw] 10 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-158304/mecanoo-vence-competicao-para-projeto-de-museu-subterraneo-em-varsovia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.