Casa Ateliê / Martin Schmidt Radic Arquitectos Asociados

Casa Ateliê / Martin Schmidt Radic Arquitectos Asociados - Imagem 2 de 14Casa Ateliê / Martin Schmidt Radic Arquitectos Asociados - Imagem 3 de 14Casa Ateliê / Martin Schmidt Radic Arquitectos Asociados - Imagem 4 de 14Casa Ateliê / Martin Schmidt Radic Arquitectos Asociados - Imagem 5 de 14Casa Ateliê / Martin Schmidt Radic Arquitectos Asociados - Mais Imagens+ 9

Panguipulli, Chile
  • Arquitetos: Horacio Schmidt C. , Horacio Schmidt R. , Martin Schmidt R.
  • Colaboradores: Héctor Maldonado, Cristian Riquelme
  • área Do Terreno: 4 hectares
  • Cálculo Estrutural: Enzo Valladares Paglioti
  • Construtor: Luis Abarzúa
  • Cidade: Panguipulli
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Casa Ateliê / Martin Schmidt Radic Arquitectos Asociados - Imagem 9 de 14
Cortesía de Schmidt Arquitectos Asociados

Descrição enviada pela equipe de projeto. O pedido de um jovem casal foi o projeto de uma casa ateliê para fazer esculturas de madeira e pinturas. Localizada num bosque na margem do lago Pirihueico. 

Casa Ateliê / Martin Schmidt Radic Arquitectos Asociados - Imagem 2 de 14
Cortesía de Schmidt Arquitectos Asociados

A proposta busca criar um refúgio acolhedor e luminoso que habita a natureza do lugar. Formalmente, se assimila à imagem das construções do sul chileno com grandes coberturas e um volume de simples geometria. Esta forma não é um capricho já que está fundada no clima extremo de invernos rigorosos e verões chuvosos, no entanto, esta colaborou na preservação da fantástica natureza local.

Casa Ateliê / Martin Schmidt Radic Arquitectos Asociados - Imagem 4 de 14
Cortesía de Schmidt Arquitectos Asociados

Portanto o projeto surge como um envelope hermético que abriga um grande espaço para o ateliê, o qual possui duas importantes janelas para o leste, a primeira é uma fenda que acompanha a rampa de acesso para o ateliê, onde nos dias chuvosos a água proveniente da cobertura principal corre por ela. Logo, esta mesma janela, quando dentro do ateliê, recorta os troncos das árvores e enquadra o lago. A outra é uma claraboia que ilumina o espaço principal.

Casa Ateliê / Martin Schmidt Radic Arquitectos Asociados - Imagem 5 de 14
Cortesía de Schmidt Arquitectos Asociados

Os outros espaços habitáveis são um pequeno dormitório e um banheiro que por sua disposição desfrutam da paisagem somente através do coração do projeto, o ateliê. A privacidade, quando necessária, é realizada através de uma porta de correr.

Casa Ateliê / Martin Schmidt Radic Arquitectos Asociados - Imagem 14 de 14
Isométricas

A única relação física com o exterior acontece através de um muro que se abate, convertendo-se num terraço, a razão disto é que são raros os dias nos quais é possível desfrutar a natureza diretamente, assim não é necessário criar um espaço específico para isto.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ateliê / Martin Schmidt Radic Arquitectos Asociados" [Casa Taller en el Depósito Pirihueico / Martin Schmidt Radic Arquitectos Asociados] 05 Dez 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-158133/casa-atelie-slash-schmidt-arquitectos-asociados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.