Vídeo / Superflex: A Cool Urban Space

"Nos encontramos na praça vermelha." O artista por trás do Superkilen explica como este pequeno e colorido parque público em Copenhague, Dinamarca, teve um processo de trabalho colaborativo baseado em intensa participação dos cidadãos.

Um parque público no distrito de Nørrebro, Copenhague, o projeto Superkilen foi desenvolvido pelo grupo de artistas Superflex, em colaboração com os escritórios de arquitetura Bjarke Ingels Group (BIG) e Topotek1. O parque foi oficialmente inaugurado em junho de 2012.

Nesta entrevista, dois membros do Superflex, Jakob Fenger and Bjørnstjerne Christiansen, falam sobre as ideias por trás do projeto e como ele se tornou um grande exemplo de colaboração e inclusão cidadã: "Achamos interessante olhar este grupo muito heterogêneo de pessoas através de uma perspectiva cultural, de classe social, nacionalidade, etc., e então ver este grupo como uma base rica e significativa através da qual pudemos intervir de forma impactante na área onde estas pessoas vivem."

Mais informações a seguir.

As pessoas que vivem nos arredores imediatos de Superkilen estão ligadas a mais de 50 nacionalidades. A ideia para o projeto era criar um espaço que refletisse essas pessoas, permitindo que estes moradores sugerissem o uso de elementos de outros espaços públicos ao redor do mundo. Muitos dos objetos e equipamentos usados neste parque foram especialmente importados ou copiados de outros projetos. Dentes estes estão balanços do Iraque, bancos do Brasil, uma fonte do Marrocos e lixeiras da Inglaterra. 

"Fizemos o que chamamos de participação cidadã extrema. Conversamos com vários grupos e perguntamos: E se vocês escolhessem qualquer coisas que quiserem para o Superkilen, e nós formos procurar na semana que vem?" Cinco grupos de pessoas viajaram para a Palestina, Espanha, Tailândia, Texas e Jamaica para tentar encontrar cinco objetos específicos. Estes foram instalados em todo o parque. Contudo, como explica Superflex, o Superkilen não é "apenas um projeto social de bem estar, também tem um forte viés conceitual." 

Estendendo-se por cerca de 750 metros ao longo de cada lado de uma ciclovia pública e cobrindo uma área total de 30.000 m², Superkilen é um projeto de parque urbano que se divide em três áreas: a  Red Square, o Black Market  e o Green Park. Enquanto a  Red Square tem caráter urbano e moderno, com cafés, música e esportes, o Black Market se assemelha à uma praça clássica, com uma fonte e bancos. O Green Park é um local para picnics, esportes e caminhadas.

O Superkilen recebeu em 2013 o AIA Honor Award na categoria Projeto Urbano e Regional. Também foi finalista do prêmio Projeto do Ano pelo Design Museum de Londres e também do Prêmio da União Européia de Arquitetura Contemporânea.

Superflex é um grupo de artístico dinamarquês fundado em 1993 por Jakob Fenger, Rasmus Nielsen e Bjørnstjerne Christiansen. O grupo descreve seus projetos como "ferramentas", convidando as pessoas a participar do desenvolvimento de modelos que alteram as condições de produção. Frequentemente os projetos contam com o auxílio de especialistas que trazem seus interesses específicos, estas ferramentas podem ser então usadas e modificadas por seus usuários.

Superflex ganhou reconhecimento internacional por seus projetos, participando de bienais artísticas como a de Gwangju na Coréia, de Istambul, de São Paulo, de Xangai e da exposição "Utopian Station" na Bienal de Veneza.

Superflex foi intrevistado em sua sede em Nørrebro, Copenhague, por Jonas Hjort, em 2013

Câmera: Jonas Hjort e Klaus Elmer
Editado por Sara Laub
Produzido por Christian Lund
Direitos autorais: Louisiana Channel, Louisiana Museum of Modern Art.
Apoio: Nordea-fonden.

Sobre este autor
Cita: Jordana, Sebastian. "Vídeo / Superflex: A Cool Urban Space" [Video / Superflex: A Cool Urban Space] 06 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-158058/video-slash-superflex-a-cool-urban-space> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.