Red Wall / 3Gatti Architecture Studio

Red Wall / 3Gatti Architecture Studio - Imagem 2 de 13Red Wall / 3Gatti Architecture Studio - Imagem 3 de 13Red Wall / 3Gatti Architecture Studio - Imagem 4 de 13Red Wall / 3Gatti Architecture Studio - Imagem 5 de 13Red Wall / 3Gatti Architecture Studio - Mais Imagens+ 8

  • Arquitetos: 3Gatti Architecture Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  14300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2008
  • Fotógrafo
Red Wall / 3Gatti Architecture Studio - Imagem 6 de 13
© Shen Qiang & Daniele Mattioli

Descrição enviada pela equipe de projeto. Se você dígitar 31° 16' 9.45", 121° 27' 14.93" no Google Maps, uma visão em escala zênite aparecerá de um edifício retangular, caracterizado por um pátio central com uma passarela e uma longa parede vermelha de flamboyants que funciona como uma barreira para os ruídos, separando as áreas internas da estrada em frente. O arquiteto do projeto, Francesco Gatti relata: Quando projetamos o edifício, fizemos uma fachada curva vermelha até o teto, brincando com a idéia de que os principais sites de mapeamento da web pudessem reconhecê-lo

Red Wall / 3Gatti Architecture Studio - Imagem 5 de 13
© Shen Qiang & Daniele Mattioli

É uma escolha de visibilidade que transcende as dimensões do bairro e que pode parecer à primeira vista megalomaníaca - uma assinatura visível do espaço - . Na realidade, esta parede vermelha, atraente e com suas dimensões exageradas, representa toda a idéia do edifício, a ponta do iceberg de um projeto complexo e difícil que nos diz muito sobre o estado real da arquitetura na China. Gatti vive e trabalha em Xangai desde 2003. O arquiteto, que é italiano, tem-se concentrado em projetos heterogêneos: desde a renovação de instalações industriais até a concepção de áreas urbanas, da arquitetura de interiores para importantes competições internacionais. Em cada projeto, seja o interior de uma loja de roupas ou um museu do carro, sempre se pode reconhecer seus conceitos e estilo - pragmático e visionário ao mesmo tempo - . Ao responder às exigências de um cliente particular ou uma empresa, Gatti sempre se esforçou para encontrar uma idéia excelente capaz de satisfazer as condições contextuais, adicionando uma solução inesperada que, em meio ao caos e mutação da metrópole chinesa, pode dar um caráter único ao projeto.

Red Wall / 3Gatti Architecture Studio - Imagem 7 de 13
© Shen Qiang & Daniele Mattioli

No caso da parede vermelha, este era um objetivo particularmente difícil. O projeto teve de lidar com severas limitações: um orçamento particularmente apertado, um terreno alongado e estreito e, acima de tudo, o raciocínio implacável do investidor que estava decidido a explorar comercialmente cada metro quadrado do novo edifício. Por isso, o arquiteto italiano propôs um projeto simples: um volume regular de quatro andares, vazio no centro, pois isso era indispensável para fornecer luz aos níveis superiores, destinados aos escritórios. A parede vermelha não foi concebida com estruturas complexas ou material caro, mas para maximizar os recursos locais.

Red Wall / 3Gatti Architecture Studio - Imagem 4 de 13
© Shen Qiang & Daniele Mattioli

Esta estratégia é usada em todo o mundo e tem muitas vezes produzido "caixas " com um conteúdo medíocre e uma aparência exterior impressionante. No caso de Gatti as limitações do orçamento e a decisão de concentrar-se na fachada externa de fato produziu um resultado duplo, que é escultural e funcional ao mesmo tempo. A estética e a identidade do edifício foram afinadas para o conforto ambiental do interior. A fachada principal é uma longa composição de painéis em alumínio vermelho, de forma triangular, que é percebida em movimento, pelos carros que passam na via elevada em frente. A idéia da textura, produzida a partir da combinação de polígonos triangulares de diferentes formas e dimensões, nasceu de uma intuição direta, a transposição arquitetônica da interface gráfica de um dos principais softwares para modelagem em 3D.

Red Wall / 3Gatti Architecture Studio - Imagem 2 de 13
© Shen Qiang & Daniele Mattioli

O principal fachada do Red Wall é completamente bidimensional, no entanto, o padrão da composição cria um efeito óptico de malha estranha que parece criar um movimento. A "parede de vermelha" é grossa e tem aberturas lineares e estreitas, a fim de limitar a poluição acústica e visual resultante da presença do tráfego.  As fachadas menores, destinadas a acolher o aparato técnico, foram escondidos atrás de uma segunda malha - um padrão de painéis de bambu caracterizados por suas dimensões variadas e na medida em que se projetam para fora. A "pele" da fachada dá um efeito escultural e sua largura fornece a sombra necessária para evitar superaquecimento. O conceito da "Red Wall", uma estrutura multi-funcional de 14.300 metros quadrados, nasceu em 2008 e a construção foi realizada no mesmo ano. No espaço de poucos dias, Gatti e seus colaboradores passaram de uma proposta convincente para a elaboração dos projetos técnicos necessários para a construção .

Red Wall / 3Gatti Architecture Studio - Imagem 8 de 13
© Shen Qiang & Daniele Mattioli

O canteiro de obras começou poucos dias depois e teve o ritmo acelerado da China capitalista, um modelo em escala 1:1, onde todos - contratante, cliente e arquiteto - decidiram detalhes dia-a-dia, sem seguir a organização racional de uma construção "tradicional". O custo do trabalho é tão baixo que foi possível experimentar, fazer e desfazer, construir e demolir partes inteiras, como uma maquete de arquitetura.

Red Wall / 3Gatti Architecture Studio - Imagem 12 de 13
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Xangai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Red Wall / 3Gatti Architecture Studio" [Red Wall / 3GATTI Architecture Studio] 29 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-156835/red-wall-slash-3gatti-architecture-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.