3xLP vence a Competição de Fabricação Digital SKIN

O TEX-FAB anunciou o projeto 3xLP como vencedor da competição internacional de fabricação digital SKIN.

Um total de 68 inscrições de todas as partes do mundo, representando 14 países dos 5 continentes foi reduzido a 4 finalistas e 4 menções honrosas na primeira rodada de avaliações realizada pelo júri, composto por Phil Anzalone, Maria Mingallon, Gregg Pasquarelli, Randy Stratman, e Skylar Tibbits. A segunda rodada, avaliada por James Carpenter, Neil Denari, Mic Patterson e William Zahner selecionou o projeto 3xLP como vencedor. Todos os quatro finalistas foram expostos no ACADIA Adaptive Architecture Conference, na University of Waterloo em outubro deste ano.

Cortesia de TEX-FAB

A decisão de conceder o prêmio para futuro desenvolvimento e prototipagem do 3xLP foi proposta por Mic Patterson, um especialista em tecnologias de fachada, que disse: "o que foi feito até agora é substancialmente pensado. Está bem colocado, pronto para dar o próximo passo."

James Carpenter acrescentou: "é impressionante devido tanto ao seu profundo engajamento com os conceitos primários quando ao modo como se eles envolveram com os fabricantes para testar e investigar estas ideias". Bill Zahner disse ainda: "esteticamente é muito bonito o modo como reflete a luz."

Cortesia de TEX-FAB

Neil Denari concluiu com: "para jovens designers o critério é quanto "valor de choque" pode-se colocar em um projeto que intensificou o nível da pesquisa buscando se tornar plausível. Quanto mais possível ele se torna, mais chocante ele se torna. Se o 3xLP se tornar o mais plausível, trará consigo o maior potencial de choque."

O Projeto

Do arquiteto. Os esquemas de projeto buscam utilizar chapas de aço pouco espessas, sem montantes nem estruturas - auto-portantes. Estes sistemas utilizam apenas um material - aço inoxidável - e fazem necessário uma acurada análise do comportamento deste. Através de texturas e dobras que formam geometrias agressivas, as cargas são transferidas pelas superfícies que têm espessura semelhante a de uma folha de papel; uma abordagem única do uso de materiais sob forma de chapas para uma aplicação verticalizada, sem ajuda de estruturas lineares.

Cortesia de TEX-FAB

Neste esquema, o andaime geométrico base, composto por octógonos, foi projetado para se adaptar a variações paramétricas antes da verdadeira geometria do sistema ser aplicada. Isto permite o controle matemático das orientações dos painéis que, quando vistos perpendicularmente, criam uma projeção ortogonal ilusória da profundidade da superfície, já que os graus de rotação estão relacionados às dimensões dos painéis. 

Além disso, o sistema se torna gradualmente mais fino em direção ao topo, reduzindo sua carga total. A gradual abertura da base do andaime evita a coplanaridade dos painéis que compõem as formas de diamante, o que revela vazios mais profundos e aberturas potenciais quando vistas tangencialmente.

Cortesia de TEX-FAB

O esquema é desenvolvido ao longo de linhas definidas pelas chapas finas, pelos vazios estruturais e pela textura. A profundidade dos vazios formados pelas dobras, e localizados entre as superfícies contínuas e diagonais, age como travamento da estrutura.

Estes elementos são unidas uns aos outros pelas suas partes posteriores e anteriores, conformando as superfícies diagonais.

Cortesia de TEX-FAB

Estes elementos diagonais são os mais visivelmente dominantes, sendo responsáveis pela maior parte da transferência de cargas. Aqui, a capacidade estrutural do material é colocada à prova, e notou-se, através dos testes em nosso protótipo, que estas são áreas de possível deformação.

Cortesia de TEX-FAB

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gabriel Cruz, Jose Luis. "3xLP vence a Competição de Fabricação Digital SKIN" [3xLP Winner of SKIN Digital Fabrication Competition] 04 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-156821/3xlp-vence-a-competicao-de-fabricacao-digital-skin> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.