Estádio Jornalista Mário Filho – Maracanã / Fernandes Arquitetos Associados

Estádio Jornalista Mário Filho – Maracanã / Fernandes Arquitetos Associados - UrbanoEstádio Jornalista Mário Filho – Maracanã / Fernandes Arquitetos Associados - Imagem 3 de 14Estádio Jornalista Mário Filho – Maracanã / Fernandes Arquitetos Associados - CadeiraEstádio Jornalista Mário Filho – Maracanã / Fernandes Arquitetos Associados - Imagem 5 de 14Estádio Jornalista Mário Filho – Maracanã / Fernandes Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 9

Rio de Janeiro, Brasil
Estádio Jornalista Mário Filho – Maracanã / Fernandes Arquitetos Associados - Imagem 7 de 14
Cortesia de Fernandes Arquitetos Associados

Descrição enviada pela equipe de projeto. A escolha do Brasil como país-sede da Copa do Mundo de 2014 e, automaticamente, a certeza de que o Maracanã seria o “palco” da final (antes mesmo da definição oficial), foram os pontos de partida para a necessidade de elaborar um projeto que modernizasse e preservasse o consagrado estádio. O diferencial foi a proposta de tornar a arena tão moderna e eficiente quanto as melhores do mundo, associadas a uma marca construída durante mais de 60 anos de história e simbolismo.

Estádio Jornalista Mário Filho – Maracanã / Fernandes Arquitetos Associados - Imagem 11 de 14
© Erica Ramalho

O principal desafio do projeto foi preservar ao máximo a estrutura existente e, ao mesmo tempo, promover as melhorias necessárias, que só se viabilizaram por meio de intervenções. Um novo Maracanã “nasceu” dentro do antigo, de forma a não substituir o existente, mas sim, renová-lo. Nesse processo, inevitavelmente, algumas estruturas deixaram de existir para dar lugar a outras, novos elementos foram incorporados e as partes remanescentes, recuperadas. 

Estádio Jornalista Mário Filho – Maracanã / Fernandes Arquitetos Associados - Urbano
Cortesia de Fernandes Arquitetos Associados

Foram mantidos, por exemplo, os três primeiros eixos estruturais que hoje abrigam quase tudo que é comum e reconhecido no estádio. A fachada foi preservada e, independente do ponto que seja visto, por fora o Maracanã permanece praticamente intacto. Nem mesmo a nova cobertura (principal elemento introduzido nos estádios ao redor do mundo, nos últimos 20 anos) traz impacto visual e não é possível avistá-la pelo lado de fora. 

Estádio Jornalista Mário Filho – Maracanã / Fernandes Arquitetos Associados - Imagem 13 de 14
© Marcelo Santos

O projeto tem proporcionado ao público, enfim, a certeza de estar dentro do Maracanã e, sobretudo, a sensação de que o Maracanã será eterno.

Estádio Jornalista Mário Filho – Maracanã / Fernandes Arquitetos Associados - Imagem 12 de 14
© Marcelo Santos

Não deixe de conferir a concepção do projeto e seus desenhos já publicados anteriormente aqui.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Maracanã - Rua Professor Eurico Rabelo, Maracanã, Rio de Janeiro, 20271-150, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estádio Jornalista Mário Filho – Maracanã / Fernandes Arquitetos Associados" 27 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-156118/estadio-jornalista-mario-filho-nil-maracana-slash-fernandes-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.