Uma "Walking City" para o século XXI

Em um mundo onde as pessoas se deslocam cada vez mais, as cidades estão passando por um problema que não estava previsto: seus cidadãos estão se mudando para outros lugares. Quando as ofertas de emprego e os recursos começaram a ficar escassos, algumas cidades modernas, como Detroit por exemplo, sofreram severas dificuldades e, frequentemente, processos de esvaziamento e contração urbana. Em contrate a isto, a "Very Large Structure" de Manuel Dominguez, resultado de sua tese na ETSA em Madri, propõe uma cidade nômade que pode se mover sobre esteiras (semelhantes as de tratores) em direção a locais onde trabalho e recursos sejam abundantes.

Esta certamente não é a primeira vez que a ideia de uma cidade nômade é proposta. A Walking City de Ron Herron é um dos projetos mais conhecidos do Archigram e tem influenciado a teoria da arquitetura desde então. Entretanto, o projeto da "Very Large Structure" vai além na ideia de cidade móvel ao incluir sólidas propostas para geração de energia a bordo da cidade.

Continue lendo para saber mais sobre este provocativo projeto - incluindo suas pranchas de apresentação e uma série de imagens.

Uma Walking City para o século XXI - Mais Imagens+ 10

© Manuel Dominguez / Zuloark

Dominguez admite que o impulso para projetar a "Very Large Structure" veio do desejo de se destacar de seus colegas: "sabendo que todos os projetos finais são "utópicos", decidi fazer um que fosse conscientemente utópico, utópico de verdade."

Contudo, Dominguez também sentiu a necessidade de seu projeto ser teoricamente factível, o que o levou ao mundo da engenharia pesada em busca de inspiração para sua colossal estrutura de aço sobre esteiras de trator. Assim, o projeto de Dominguez parece menos uma fantasia que a enorme concha sobre palafitas de Herron.

Courtesy of Poliedro

Além disso, apesar das enormes dimensões da Very Large Structure, ela causa muito menos impacto sobre os ecossistemas próximos. Sua mobilidade é proposta como uma forma de encorajar o reflorestamento das cidades que ela substitui, e parte de suas funções cotidianas tratam da gestão de seu ambiente. As condições sociais específicas do território espanhol para o qual o projeto foi concebido também aumentam sua relevância: a cidade oferece trabalho para o grande número de cidadãos desempregados na Espanha.

Embora quase 50 anos tenham se passado desde que a primeira cidade móvel foi proposta, quando se considera o enorme número de cidades ocidentais que atualmente passam por sofridos processos de desaceleração, tanto economicamente quanto em número de pessoas, a intrigante proposta de Dominguez começa a parecer menos absurda - e muito mais relevante - do que pode ter parecido à primeira vista. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Uma "Walking City" para o século XXI" [A Walking City for the 21st Century] 28 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-155760/uma-walking-city-para-o-seculo-xxi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.