Sou Fujimoto propõe masterplan para cidade no Oriente Médio

Water Plaza. Image © Sou Fujimoto Architects

O escritório Sou Fujimoto Architects divulgou detalhes de um masterplan conceitual para um complexo comercial em uma proeminente, porém ainda desconhecida, cidade no Oriente Médio. Localizado entre um centro educacional e outro financeiro, o complexo modular reinterpreta a "vibrante atmosfera de um tradicional mercado" bem como a "inerente beleza da arquitetura vernacular islâmica" para criar um marco "atemporal" em uma região atualmente subutilizada da cidade.

Atrium. Image © Sou Fujimoto Architects

Chamado de "The Souk Mirage", ou "Particles of Light" (Partículas de Luz), o masterplan é composto por um sistema estrutural modular de arcos que variam em dimensão de acordo com o programa. Originalmente "inspirados na harmônica silhueta das tradicionais tendas beduínas", os arcos proporcionam um sistema de organização simples cuja "expressão arquitetônica singular e atemporal" serve de suporte a um intricado complexo comercial, cultural e empresarial cercado de praças públicas e átrios. 

Shop. Image © Sou Fujimoto Architects

Como exemplo do potencial deste masterplan conceitual, Sou Fujimoto revelou a Outlook Tower e a Water Plaza. Criado a partir de arcos modulares que variam de 3 a 12 metros, o complexo se localiza em um terreno costeiro,ao fim de uma importante avenida. Talvez a característica mais marcante do complexo, além de sua distinta silhueta, sejam as numerosas cascatas que tornam o projeto mais dinâmico.

"Ao combinar a transparência dos arcos com as quedas d'água, um dinâmico jogo de luz e sombra é criado, parecendo uma miragem", descreve Fugimoto.

"Particles of Light" Section. Image © Sou Fujimoto Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Rosenfield, Karissa. "Sou Fujimoto propõe masterplan para cidade no Oriente Médio" [Sou Fujimoto Proposes "Mirage-Like" Landmark for Middle East] 26 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-155098/sou-fujimoto-propoe-masterplan-para-cidade-no-oriente-medio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.