Residência Necklace / REX

O escritório REX divulgou recentemente sua proposta vencedora da competição para uma residência privada para três gerações. O projeto inclui a casa dos pais, casas para quatro filhos, espaço de eventos, piscinas interna e externa, academia, spa, biblioteca, área de estudos, cinema e área de apresentações.

© REX

O sonho do patriarca da família era projetar "uma caixa de jóias para estilos de vida individuais", na qual ele, sua esposa, seus quatro filhos e cada uma de suas quatro famílias viveriam. Devido ao fato de três dos quatro filhos não terem ainda suas próprias famílias, a casa teve de ser projetada para acomodar famílias que ainda nem sequer existem. O conjunto de cinco casas deveria apresentar a integridade de um único edifício, parecer que sempre fora parte da paisagem e deveria incorporar uma clássica escada dupla.

© REX

Para criar uma estrutura na qual cada casa pudesse ser experienciada individualmente mas também como parte de um conjunto maior, o programa foi organizado em forma de um "colar". As peças do colar alternam entre cinco casas e cinco pavilhões compartilhados.

© REX

O terreno direciona as vistas para o oceano de um lado e para uma densa floresta do outro lado. Ocupando o espaço entre estas duas paisagens radicalmente diferentes, o colar existe simultaneamente para a praia e para o bosque. Cada uma das cinco residências proporciona experiências visuais diferentes: oceano, floresta, ou ambos. Enquanto as partes voltada para o mar são escalonadas, devido a um íngreme declive, a parte da floresta se estende horizontalmente em direção às copas das árvores. A entrada se dá por debaixo dos elementos elevados do projeto, alcançando um jardim secreto no coração do edifício.

© REX

Para acomodar as necessidades das famílias que ainda não existem, as cinco casas foram projetadas segundo tipologias distintas que se baseiam, cada uma, em um cânone modernista: a Casa de Vidro de Philip Johnson, a Casa Miller de Eero Saarinen, Case Study House No.* de Charles e Ray Eames, a Fischer House de Louis Kahn e a Tugendhat Villa de Mies van der Rohe.

© REX

Caminhando sob as casas elevadas, pode-se chegar ao pátio de entrada: um jardim secreto que visualmente conecta a família. A principal entrada da residência e sua reinterpretação de uma clássica escada dupla leva até a cobertura, que também serve como espaço de eventos com vistas para o oceano e para o jardim central.

© Luxigon

O exterior da residência é envolvido por vidro reflexivo, fazendo com que o edifício desapareça em meio a paisagem. Este efeito reduz a percepção da grande escala da estrutura e, sorrateiramente, responde ao desejo do patriarca de que a estrutura "parecesse sempre ter feito parte da paisagem". À noite, os vidros reflexivos externos parecem se dissolver, transformando a residência em uma vibrante lanterna.

© Luxigon

Referência: REX

  • Arquitetos

  • Projetista

    REX
  • Equipe

    Adam Chizmar, Alberto Cumerlato, Mette Fast, Tyler Hopf, Gabriel Jewell-Vitale, Roberto Otero, Joshua Prince-Ramus, Aude Soffer, Minyoung Song, Elina Spruza, Alex Tehranian, Cristina Webb
  • Arquiteto executivo

    AVGA
  • Consultores

    Arup, Front, Kean Development, Magnusson Klemencic, !melk, Tillotson Design
  • Área

    3.550m²
  • Ano

    2017
  • Fotografias

    Luxigon, REX

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Porada, Barbara. "Residência Necklace / REX" [Necklace Residence / REX] 26 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-154950/residencia-necklace-slash-rex> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.