Residência MG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados

Residência MG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Imagem 2 de 29Residência MG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Imagem 3 de 29Residência MG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Imagem 4 de 29Residência MG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Imagem 5 de 29Residência MG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 24

São Paulo, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1293
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Legrand / Bticino
Residência MG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Imagem 12 de 29
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência, localizada em bairro nobre e arborizado da zona oeste de São Paulo, foi implantada em um terreno plano e profundo, tendo como principal premissa aproveitar ao máximo a área verde existente nos fundos do lote.

Residência MG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Imagem 26 de 29
Corte

Os ambientes distribuíram-se em quatro pisos, incluindo o subsolo, de forma que o extenso programa pudesse concentrar-se numa área bastante compacta. No térreo ficaram apenas as áreas de convivência, voltadas para varanda e piscina, com o conforto da sombra de antigas árvores que foram preservadas. 

Residência MG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Imagem 3 de 29
© Nelson Kon

 Os espaços sociais ficaram então voltados para este grande jardim ao fundo, também como medida de segurança e privacidade. Uma piscina, com raia de 25 m, atendeu a uma solicitação da família que tem a natação como prática esportiva. 

Residência MG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Imagem 7 de 29
© Nelson Kon

Abaixo, no subsolo, um estacionamento para 10 carros, supre a falta de vagas livres nas ruas do entorno. Nele estão também as dependências de empregados – voltados para um “fosso inglês” - e demais áreas técnicas da casa. 

Residência MG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Imagem 5 de 29
© Nelson Kon

A proposta arquitetônica, de manter as pessoas juntas e em convívio, determinou espaços interligados até mesmo na área da piscina. A raia invade parcialmente a varanda de pé-direito duplo, integrada ao centro da casa pelo átrio. A presença abundante do vidro possibilita a quem está no estar ver o quarto dos filhos, a sala íntima e o jantar, ao mesmo tempo em que contempla o jardim e a raia, conversando com todos. O átrio aglutina todos os ambientes, eliminando corredores e circulações. A luz abundante que entra pelas laterais e pelo teto, através de sucessivos pequenos pés direitos duplos entre os andares, areja e suaviza o programa. O terceiro pavimento, todo envidraçado emana luz para todo o resto da casa. 

Residência MG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Imagem 13 de 29
© Nelson Kon

O vazio de pé-direito duplo e com panos de vidro, possibilita tanto o olhar para o exterior e o contato com as árvores, como para o interior e enxergar o movimento das pessoas pela casa, transformando circulações em lugares abertos e agradáveis. Os grandes vãos, o espaço vazio no interior, o pé-direito alto e os avarandados ajudam na circulação do ar, favorecendo a ventilação cruzada e dispensando, em grande parte do tempo, o uso do ar-condicionado. 

Residência MG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Imagem 4 de 29
© Nelson Kon

Misto de concreto e aço, a estrutura parte de uma caixa principal, de volume retangular, de concreto aparente, entremeada por vigas metálicas. Ao alternar o esqueleto com um material mais leve, conseguiu-se aliviar o sistema estrutural, tornando o partido esbelto, com vãos maiores e mais leves.  No terceiro pavimento, que é mais aberto, envidraçado e livre, a estrutura é toda em aço.

Residência MG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados - Imagem 23 de 29
Planta - Térreo
  • Ar Condicionado: JMT Projetos
  • Automação: Cynthron Automação de Ambientes
  • Construção: Planejamento Imobiliário e Construções
  • Estrutura: SVS Projetos Estruturais
  • Elétrica: Rewald Engenharia
  • Fundações: MG&A Consultores de Solos
  • Hidráulica: Rewald Engenharia
  • Interiores: RAP Arquitetura
  • Luminotécnica: Mingrone Iluminação
  • Paisagismo: Martha Gavião Arquitetura Paisagística
  • Fornecedores: Montreaço Estruturas Metálicas (Estrutura Metálica / Cobertura), SVS Engenharia de Projetos (Projetista - Concreto e metálica), Luxaflex (Cortinas e Persianas), Mochiono - Copac Serviços de Marcenaria e Fórmicas (Mobiliário), Macrotoldos toldos e coberturas Ltda (Domos / Toldos), Atlas Schindler (Elevadores), Cynthron Automação de Ambientes (Equipamentos de Segurança), Tecnofeal Esquadrias de Alumínio (Esquadrias / Janelas), De Fragoso Comércio de Tintas e Acabamentos Ltda (Fachadas), Aiiermam Projetos Acústicos (Projetista) / Acúsica Div-Som Comércio materiais de Construção (Isolamento termoacústico / Forro Acústico), Speceng Engenharia de fundações Ltda (Fundação - Hélice Contínua), Aquaproof Impermeabilização e Construção Ltda (Impermebealização), Mingrone Iluminação e Consultoria (Projetista) / Lumini Equipamentos de Iluminação (Luminária e Lâmpadas), A. Pelucio Comércio e Exportação (Pavimentação), Pedra madeira (Pedras), Art Phinal mármores, granitos e Pedras Ltda (Mármores / Granitos), Deca Ltda (Metais e Louças), Papaiz Nordeste Indústria e Comércio Ltda (Fechaduras), Pial Legrand Bticino (Aparelhos elétricos - tomadas / interruptores), Convencional (Sistema Construtivo), L. Santangelo Pinturas Ltda (Tintas), Hitachi (aparelhos - Ventilação) / Assitec Serviços técnicos Ltda (instaladora - Ventilação), Epex Ltda (Bombas de Piscina / SPA), Verde vertical - Talita Gutierrez (Painel Vertical), Shabara Hidráulica Shoji (Projetista - Piscina), Duramax Indústria e Comércio Ltda ME (Sauna), Polytec Churrasqueiras e Lareiras Ltda (Churrasqueira / Lareira), Ceramica Atlas Ltda (Pastilhas Piscina / SPA / Banho), Geloplast (Pastilhas parede banhos / cozinha).
  • área Do Terreno: 1029 m²
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência MG / Reinach Mendonça Arquitetos Associados" 20 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-154460/residencia-mg-slash-reinach-mendonca-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.