Residência Rank / Tonic Design + Tonic Construction

Residência Rank / Tonic Design + Tonic Construction - Mais Imagens+ 12

© Raymond Goodman

Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente, músico Michael Rank, comprou seu terreno de 60 acres próximo de Pittsboro, Carolina do Norte, há 20 anos atrás e estava esperando a hora certa para construir sua casa.

A verdade é que o cliente pediu para que a Tonic projetasse e construísse uma “Casa Gótica” moderna. Isso somado à sua insistência por privacidade; seu amor por amplos espaços verticais; sua fascinação extrema por escadas; sua extensa coleção de arte; e sua necessidade de espaço na casa para abrigar seus “muscle cars” e “dragster”, impulsionaram a elaboração do projeto. O resultado é uma casa de telhado plano, quatro andares e 297 m² quadrados com uma sala de estar de pé-direito triplo e um garagem no subsolo com 102 m² capaz de comportar quatro carros - tudo isso exigindo esforço máximo da construção em armações de madeira.

© Raymond Goodman

Como privacidade é uma preocupação primordial do cliente, os designers da Tonic’s situaram a casa no fundo da propriedade, próxima a divisa com a floresta. Isso criou uma aproximação interessante e uma bela relação entre a casa e o pasto aberto. A estrada se curva, revelando no final uma visão deslumbrante do topo da casa cubista - a fração superior revestida de tecido metálico. A semelhança com os arcos pontiagudos, abóbodas nervuradas e contrafortes típicos da arquitetura gótica, não estão lá por mera coincidência!

© Raymond Goodman

A garagem é feita de concreto pré-fabricado. O espaço de convivência principais são definidos no exterior pelos painéis pintados de concreto. Os dois andares superiores são revestidos como mesmo material negro e metálico utilizado no teto, não necessita de pintura. O último andar foi tanto uma escolha estética quanto prática, considerando a altura da estrutura. Por uma questão de estilo, o exterior branco e preto faz referência às teclas de piano.

Plantas

Falando de música: Estreitas janelas verticais que remetem a notas em uma partitura foram posicionadas na fachada. Essas janelas Shield® estão fora do alinhamento e encaixam perfeitamente nas dimensões do revestimento metálico, engrandecendo a verticalidade da casa e contribuindo para uma construção rápida e acessível, já que não houve custo de encaixe. Também fornecem ao cliente a privacidade requerida ao sugerir o “arcos” dos castelos góticos.

O deck de madeira de Ipê em conjunto com um corrimão preto metálico com cabos de aço, personalizado pela Tonic Construction, ampliam o espaço de convivência em direção ao ar livre. Uma pequena varanda se estende do dormitório do cliente.

© Raymond Goodman

Do nível da garagem, uma escadaria de concreto de 3.3 metros de altura leva para o nível principal da casa, onde a sala se estende por três andares, pintados com as cores favoritas do proprietário – preto, branco e cinza – imediatamente aparentes. A cozinha e espaço para refeições são imediatamente adjacentes à sala de estar. Alinhada a uma parede ao fundo, uma rede dramática de escadas e rampas de metal preto (remetendo a obra de M.C. Escher), com piso de aço gradeado levam até os dormitórios do cliente e de seu filho (separados no piso superior), à biblioteca e para um estúdio de gravação (O estúdio pode ser transformado em um dormitório adicional no futuro, se necessário). Portas de correr metálicas dão privacidade para os quartos separados. Uma escada em espiral de cima a baixo também é localizada na parte de trás da casa.

Fachadas

Ao longo da casa, prateleiras sustentam obras de arte que podem ser removidas de acordo com a vontade do cliente, sem deixar marcas de prego nas paredes brancas. O cinza escuro do piso de bambu.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Rank / Tonic Design + Tonic Construction" [The Rank Residence / Tonic Design + Tonic Construction] 20 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-154059/residencia-rank-slash-tonic-design-plus-tonic-construction> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.