Exposição #Tuiteratura / Estudio Guto Requena + Atelier Marko Brajovic

Exposição #Tuiteratura / Estudio Guto Requena + Atelier Marko Brajovic - Imagem 2 de 15Exposição #Tuiteratura / Estudio Guto Requena + Atelier Marko Brajovic - Imagem 3 de 15Exposição #Tuiteratura / Estudio Guto Requena + Atelier Marko Brajovic - Imagem 4 de 15Exposição #Tuiteratura / Estudio Guto Requena + Atelier Marko Brajovic - Imagem 5 de 15Exposição #Tuiteratura / Estudio Guto Requena + Atelier Marko Brajovic - Mais Imagens+ 10

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetar o ambiente para uma exposição com o tema “#Tuiteratura” exigiu que pensássemos o espaço de maneira híbrida, aliando as realidades concreta e virtual. A necessidade de desmaterialização do espaço construído se fez inevitável. A concepção da cenografia parte de uma abordagem em que as pessoas, literatura e tempo se unem em um gesto único e forte, criando uma experiência multissensorial aos visitantes.

Exposição #Tuiteratura / Estudio Guto Requena + Atelier Marko Brajovic - Janela
© Victor Affaro

O conteúdo é apresentado “no” e “através” do próprio corpo, trazendo o significado do indivíduo ativo e demonstrando que o fazer literário, independente de seu ambiente, só é possível através da interação e do próprio homem. Som, luz, letras, corpo e imagem transmitem e recebem conteúdo como um amálgama gerador da #Tuiteratura.

Exposição #Tuiteratura / Estudio Guto Requena + Atelier Marko Brajovic - Imagem 3 de 15
© Victor Affaro

Uma tela de 16 metros de comprimento por 3 metros de altura atravessa o ambiente escuro e o transforma numa caverna digital imersiva e interativa. Os visuais criados pelo artista polonês Tomek Sadurski sugerem um ecossistema numérico de comportamento imprevisível, que é habitado por criaturas em movimento formadas por caracteres, que reagem às pessoas e criam um ambiente híbrido em que os mundos analógico e o digital se complementam, ampliando a noção de realidade. A paisagem sonora criada por Rodrigo Berg amplia essa experiência colaborativa em tempo real.

Exposição #Tuiteratura / Estudio Guto Requena + Atelier Marko Brajovic - Janela
© Victor Affaro

Sensores kinetic captam a presença dos visitantes e espelham suas silhuetas em sombras eletrônicas na tela interativa, que se divide em quatro momentos, com conteúdos selecionados pela curadora Giselle Zamboni. No primeiro o visitante entra em contato com poesia de autores ícones da literatura brasileira e portuguesa transpostas para o Twitter. Num segundo momento a poesia de importantes tuiteratos é criada dentro da sombra dos visitantes. O terceiro momento da tela interativa apresenta poesias compostas em tempo real na Mostra #Tuiteratura, transformando sua sombra num malabarismo de poesias. No último momento, ao final da tela, uma interface de teclado circular permite que o visitante crie sua poesia com o movimento do próprio corpo e a envie para a Mostra.

Exposição #Tuiteratura / Estudio Guto Requena + Atelier Marko Brajovic - Imagem 2 de 15
© Victor Affaro

Em frente a grande tela interativa o visitante encontra um banco tátil com "twitters" impressos em braile. Sensores reconhecem a presença do visitante sentado e disparam "twitters" sonoros unidirecionais. O banco de forma ondular foi criado para ampliar a experiência literária aos deficientes visuais.

Corte

A Mostra #Tuiteratura aconteceu no Sesc Santo Amaro, numa região periférica da cidade de São Paulo e fora do circuito oficial das artes, com uma população carente de recursos econômicos e culturais, o que potencializou ainda mais essa experiência eletrônica interativa como forte apelo sensorial e democrático, aproximando a reflexão sobre o impacto que as novas tecnologias numéricas tem na nossa vida cotidiana à essa parcela da população geralmente excluída de tais experiências e discussões, e certamente estimulando o fazer literário e seus desdobramentos.

  • Vídeo: Marcos Cimardi (Captação Imagens) e Rodrigo Berg (Edição e Arte)
  • Curadoria: Giselle Zamboni
  • Assistente: Reni Adriano
  • Equipe Sesc: Monica Calmon (Coordenação do Projeto), Coordenadores Alexandre Caversan Simonelli (Programação) e Ricardo Martins (Comunicação), Ana Luiza Souza Correia (Alimentação), Marcelo Alberini (Serviços), Fabiano Mendes (Infraestrutura), Vanessa Zago (Administrativo)
  • Motion Graphic Designer: Tomek Sadurski e Rodrigo Berg
  • Engenharia Dos Interativos: Emotique, Álvaro Uña e Juan Coll (Direção), Martin Freixas, Pau Vivancos, Marcos Figueruelo, Jordi Costas, Arthur Fung Sang, Ariel Bustamante, Daniele Freixas (Equipe)
  • Design De Som: Rodrigo Berg e Renata Roman
  • Cenotecnia: Entre Eventos
  • Produção: R.Godoy Marketing e Cultura Ltda Regina Rosa (Coordenação), Flavia Godoy (Assistente), Celeste Bartoletti (Administração)
  • Diagramação: Kaminari Comunicação - Ana Lucas
  • Assessoria De Imprensa: Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo
  • Ação Educativa: Zebra5, Alberto Tembo (Coordenação), Tatiana Arantes e Igor Ferreira Pires (Supervisão), Ana Paula Souza Santos, Conrado de Sousa Santos, Gemma Patrizia Maecellaro, Natan Clisma Barbosa da Silva, Renata da Rocha Britto, Rivaldo Santos Soares, Suelen Santana Silva, Tatiane Pereira, Thais Moraes Bezerra e Vinicius Ferrari Lombardi (Educadores)
  • Período De Exposição: 26 maio de 2013 a 02 de agosto de 2013
  • Local Da Exposição: SESC Santo Amaro, São Paulo
  • Cenografia: Estudio Guto Requena e Atelier Marko Brajovic (Direção Geral Criativa), Arq. Carmela Rocha e Arq. Beatriz Falleiros (Coordenação)
  • Direção De Arte: Estudio Guto Requena, Atelier Marko Brajovic e Tomek Sadurski
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Exposição #Tuiteratura / Estudio Guto Requena + Atelier Marko Brajovic" 19 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-153884/exposicao-number-tuiteratura-slash-estudio-guto-requena-plus-atelier-marko-brajovic> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.