Vídeo: Norman Foster fala sobre o Campus da Apple em Cupertino

Foi um longo caminho trilhado pelo escritório Foster + Partners desde seu primeiro contato com o projeto para o novo campus da Apple em 2009. Quatro anos mais tarde - e apesar das críticas e das restrições de orçamento - o projeto da sede corporativa da Apple foi aprovado pela comissão de planejamento de Cupertino. Um recente vídeo divulgado pelo Conselho Municipal de Cupertino revela algumas informações sobre as decisões de projeto, incluindo declarações de Sir Norman Foster. Como diz o arquiteto no vídeo, o presidente da Apple, Steve Jobs, lhe telefonou inesperadamente em 2009 e disse: "Oi Norman, aqui é o Steve. Preciso de ajuda."

Cortesia de zimbio.com

O vídeo foi divulgado após a reunião de planejamento que aconteceu em 01 de outubro, da qual participaram tanto membros da Apple quanto do escritório inglês. O Diretor Senior de Empreendimentos Imobiliários e Instalações, Dan Whisenhunt, disse na reunião que o edifício será "um dos mais ambientalmente sustentáveis do mundo desta escada, proporcionando uma nova sede para 13 mil funcionários".

Foster começou dizendo que, "uma das coisas mais marcantes, e talvez vitais, para o projeto foi Steve dizendo 'Não pense em mim como seu cliente. Pense em mim como alguém da sua equipe.'" O arquiteto continua, falando sobre o que considera o ponto de referência para Jobs: "seu território natal [...] a paisagem onde cresceu, ele ainda se lembrava daqui como a fruteira da América"

© Foster + Partners, ARUP, Kier + Wright, OLIN, Apple

O vídeo revela muitas das características do novo edifício, que deverá funcionar com 100% de energia renovável, que incluí uma das maiores instalações de painéis fotovoltaicos do mundo. De acordo com a Vice Presidente de Iniciativas Ambientais da Apple, Lisa Jackson, "quando o Campus 2 estiver concluído, 80% do terreno serão espaços verdes. Esta os dando ênfase nos elementos naturais do local; esta área apresenta um ótimo clima, então em 75% do ano não será necessário o aquecimento ou resfriamento do ar, utilizaremos a ventilação natural para manter os níveis de conforto."

© Foster + Partners, ARUP, Kier + Wright, OLIN, Apple

A construção levará cerca de 32 meses e os funcionários poderão se mudar para o edifício em 2016. O projeto está orçado em cerca de cinco bilhões de dólares. Saiba mais sobre o Campus em Cupertino aqui.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Vídeo: Norman Foster fala sobre o Campus da Apple em Cupertino" [VIDEO: Norman Foster on Apple's Cupertino Campus ] 17 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-153374/video-norman-foster-fala-sobre-o-campus-da-apple-em-cupertino> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.