White Arkitekter vence o concurso FAR ROC

O escritório White Arkitekter de Estocolmo, juntamente com os parceiros ARUP e Gensler, foram anunciados como vencedores da competição "Por um Rockaway resiliente" (FAR ROC), em Nova York. Selecionados dentre uma lista reduzida de quatro projetos, a partir de 117 propostas internacionais, o projeto "não tradicional" de White Arkitekter visa transformar um terreno costeiro de 80 acres em Rockaways em uma comunidade resiliente e acessível através de uma série de pequenas intervenções que podem ser testadas, ajustadas, ou redesenhadas durante o processo de desenvolvimento.

Sustainable Economic Center. Image Courtesy of White Arkitekter

"Nossa visão", descreve White Arkitekter, "é criar um projeto urbano para a comunidade de Arverne East através de uma série de pequenas intervenções, acessíveis e inteligentes, criando um modelo que se eleva a um nível que chamamos de "anti-frágil". O termo "resiliência" implica um retorno de algo que foi danificado à sua forma original. A comunidade não deve se contentar com um retorno ao passado, mas adaptar e melhorar ativamente condições tanto para esta geração quanto para aqueles que virão, tornando-se mais que resistente."

Arverne East. Image Courtesy of White Arkitekter
Site Plan. Image Courtesy of White Arkitekter

Pequenas medidas, grandes objetivos: descrição do arquiteto

Rockaways, com a sua longa extensão de praia, tem atraído visitantes há muitas décadas. A costa inexplorada com seu entorno natural tem um espírito verdadeiramente autêntico. A área, no entanto, tem sofrido um declínio econômico nos últimos anos. Tanto o espaço público quanto a atividade comercial não são suficientes, há uma necessidade de mais serviços e instalações, bem como um melhor acesso à praia. A vida mudou dramaticamente para as pessoas em Rockaways após os efeitos devastadores do furacão Sandy. Milhares de pessoas perderam suas casas.


Embora seja difícil prever, tempestades como Sandy se tornarão mais comuns no futuro. Os estudos científicos indicam que os futuros eventos climáticos extremos são inevitáveis. Precisamos tomar medidas para nos preparar para estes potenciais desastres naturais.


"Nós temos que... não apenas corrigir os erros do Sandy, mas começar a corrigir alguns erros maiores, porque o Rockaways foi ignorado por décadas." Disse o candidato à prefeitura Bill de Blasio no em 29 de setembro de 2013.

Street View. Image Courtesy of White Arkitekter

Grandes Objetivos

Nosso objetivo é criar um desenvolvimento urbano autêntico; uma nova residência para a comunidade de Arverne East, um ambiente animado e bonito que interaja com o mar e responda às forças naturais. A comunidade deve desenvolver uma relação simbiótica com o meio ambiente, semelhante ao modo como um surfista monta as ondas. Nossa estratégia urbana visa criar uma comunidade inclusiva que vai permitir que todos os membros participem. Respeita todos os cidadãos e oferece oportunidades para que eles se envolvam em processos que afetam as suas vidas diretamente, nas tomada de decisões. Nossa proposta faz isso através de uma solução de design que integra uma saudável mistura de tipos de habitação apoiadas por serviços comerciais, públicos e espaços de estar.

Uma série de bancos de areia ao longo da costa, uma reserva natural e dois parques de águas pluviais de grande porte, além da praia e as dunas, teceram sinergicamente a paisagem ao plano. A avenida central alinhada com funções comerciais e públicas conecta a Estação Beach 44th Street e arredores diretamente à praia e ao novo cais. Um parque de zonas úmidas promove programas e serviços ao ar livre para as crianças. Os tipos de propriedades são projetados para indivíduos jovens, casais, famílias e gerações mais velhas. Em combinação com serviços e atividades comerciais e públicas, gera-se um desenvolvimento ativo. 

Residential Courtyard View. Image Courtesy of White Arkitekter

Pequenos meios

Nossa abordagem é não-tradicional: em vez de entregar uma solução em um pacote, sugerimos que o projeto seja uma série de pequenas intervenções que adaptáveis​​, viáveis, acessíveis e inteligentes. Estas intervenções são uma abordagem passo-a-passo para a reconstrução que pode ser testada, ajustada ou reformulada conforme necessário durante o processo de desenvolvimento.

Acreditamos em uma abordagem holística para a resiliência - que forneça uma estrutura de proteção contra os perigos sócio-econômicos, além dos desastres naturais. Nossa abordagem também visa capacitar a comunidade e capturar seu próprio espírito criativo para construir um novo bairro. Nós vamos construir sobre a estrutura existente para realçar o que ali já existe, fortalecer a sua identidade e proporcionar novas oportunidades para o desenvolvimento futuro.

Boardwalk View. Image Courtesy of White Arkitekter

À medida que a infra-estrutura se desenvolve, as oportunidades de negócio serão criadas ao longo do eixo central. Enquanto a construção ocorre, podemos vislumbrar inúmeras oportunidades de atividades temporárias para garantir um ambiente animado desde o primeiro dia.

Com a implementação de uma abordagem de projeto flexível, estratégias de longo prazo irão garantir o desenvolvimento bem sucedido dentro da comunidade que constrói sobre os recursos naturais do litoral e áreas adjacentes, bem como o valor inato que a comunidade já tem e vai trazer para o local quando o desenvolvimento inicia. Em última análise, o resultado final vai incorporar uma mistura rica de habitações acessíveis, oportunidades de negócios para os moradores, novos modelos de participação econômica e abundância de espaço público aberto.

No caso de ocorrer um desastre natural, a estratégia global de desenvolvimento foi pensada para reduzir e controlar os danos causados ​​pela dispersão e redirecionamento das águas pluviais, mantendo o acesso e a operação dos edifícios e infra-estruturas essenciais, para garantir uma recuperação rápida e capacitar a comunidade para assumir um papel de liderança, antes, durante e após o desastre.

O download de toda a proposta pode ser feito aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "White Arkitekter vence o concurso FAR ROC " [White Arkitekter Wins FAR ROC Design Competition ] 17 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-153278/white-arkitekter-vence-o-concurso-far-roc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.