México e Argentina entre os vencedores do concurso de ideias “A House for…”

Cada equipe participante deveria propor o cliente para o qual projetaria a residência, escolher um personagem de seu interesse que servisse de inspiração para o projeto. Não havia limitações quanto à escolha do personagem, podendo ser histórico ou atual, de qualquer origem e nacionalidade.

O concurso A HOUSE FOR…, organizado pela Opengap, visa é reunir ideias inovadoras de projetos de residências e sua relação específica com o cliente para quem se projeta. Opengap convida todos os participantes a explorar os limites e paradigmas do projeto de uma casa, a trabalhar em propostas inovadoras e visionárias que, além de responder ao programa básico de uma residência, abordem a relação de identidade do cliente com o projeto.

A seguir, apresentamos os cometários do júri e as propostas ganhadoras, dentre as quais se destaca a do México, em primeiro lugar, e menções para projetos da Argentina e, novamente, do México.

Primeiro Lugar

País: México
Equipe: Ulises Zúñiga, María Graciela López, Helena Rojas, Israel López Balán, Valentín Bansac

Primeiro Lugar

Do Júri. A proposta conecta muito bem o lugar, o personagem e o projeto arquitetônico, de tal forma que nenhum destes elementos é compreendido sem os outros. A complexidade e força da proposta provem da relação destes três pontos essenciais do concurso.

Primeiro Lugar

Um projeto muito poético que nos leva a refletir sobre a ideia de que a arquitetura é também o lugar, e que o lugar é também a arquitetura. Conseguindo, por sua vez, transmitir as emoções de um personagem como o Minotauro e levando-nos a refletir sobre seu modo de viver... mais que de habitar. Uma proposta clara, sintética, coerente e expressada de forma magistral.

Segundo Lugar

País: Itália
Equipe: Francesca Da Canal, mir_architettura ( Andrea Dolci, Luca Cerra, Giuseppina Bellapadrona)

Segundo Lugar

Do Júri. Esta proposta tem sua maior qualidade na escolha do personagem, que se ajusta perfeitamente a uma ideia, brincando com a fascinação pela ruína na arquitetura e resolvendo-a com um programa atual. É-nos apresentado um projeto que pode ser de qualquer tempo, um edifício que "nasce ruína".

Segundo Lugar

Um excelente exercício que tem o mérito de criar uma alta complexidade espacial, partindo de uma estrutura muito sutil. Brincando com a percepção do tempo e do espaço, entrelaçando os conceitos de interior e exterior, passado e presente. Destaca-se a alta qualidade gráfica da proposta. A ideia se apresenta e argumenta com clareza indiscutível. 

Terceiro Lugar

País: Portugal
Equipe: Filipe Paixao

Terceiro Lugar

Do Júri. A escolha de Fernando Pessoa como cliente é extremamente interessante e rica, que nos apresenta um "personagem de personagens". Da mesma forma que o personagem eleito, o projeto é lido como um único objeto ambientado em quatro casos distintos. 

Terceiro Lugar

Merece destaque a qualidade espacial que atinge o projeto a partir de um gesto sutil. A proposta responde a todos as exigências do concurso de forma poética, autêntica e contundente. 

Menção

País: México
Equipe: Israel López Balán, Ulises Zúñiga

Menção México

Menção

País: Argentina
Equipe: Feliciano Nicolás Álvarez Palazzo, Fabián Schwartz, Fernando Carlés, Adrián Arzú, Camilo Gonzales Obregón

Menção Argentina

Menção

País: Alemanha
Equipe: Christiane Müller, Bettini Leo, Dominic Kim

Menção Alemanha

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Cabezas, Constanza. "México e Argentina entre os vencedores do concurso de ideias “A House for…”" [México y Argentina entre los ganadores del Concurso de Ideas “A House for…”] 16 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-152958/mexico-e-argentina-entre-os-vencedores-do-concurso-de-ideias-a-house-for-dot-dot-dot> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.