Arte e Arquitetura: uma residência derretida por Alex Chinnec

Criado pelo designer e artista britânico Alex Chinneck, esta intervenção divertida cria a ilusão de uma casa abandonada com uma fachada de tijolos que derrete. Sob o título "Dos joelhos do meu nariz para a barriga dos meus dedos dos pés", esta peça surrealista se instalou na cidade costeira de Margate.

Mais informações, a seguir.

Arte e Arquitetura: uma residência derretida por Alex Chinnec - Mais Imagens+ 10

Mediante a eliminação da fachada de uma casa de quatro pavimentos que foi abandonada por onze anos, foi substituída por um novo elemento que deixa exposta a parte superior se desmoronando até o solo, curvando-se para o exterior; uma vez que a parte inferior fica plana em frente da casa.

https://vimeo.com/75760193

"Queria criar algo que utiliza os simples prazeres do humor, da ilusão e do teatro para criar uma obra de arte que pode ser entendida e desfrutada por qualquer espectador", dijo Chinneck

© Vía Alex Chinnec

Situado em Godwin Road, na zona de Cliftonville, a casa foi adquirida pelo conselho local e destinada a ser uma habitação social, mas nada aconteceu com o edifício durante um ano e a estrutura se encontra num estado ruinoso. "Havia com sorte um andaime, estava muito afetada pelo incêndio na parte posterior, com danos na parte dianteira, e tornou-se uma ruína", disse o designer.

Sua instalação revela este interior em ruínas, onde a nova fachada inteligente cai do pavimento superior. "Gosto cada vez mais da ideia de expor a verdade e a noção da superficialidade", explicou. "Eu não entrei no projeto com a ideia, mas a medida que evoluía, comecei a gostar disso".

© Vía Alex Chinnec

Cliftonville é um distrito de Margate que aparentava ser de ricos, mas como muitas cidades da costa do Reino Unido sofreu com as mudanças nos padrões turísticos. "Têm problemas sociais, que luta com altos níveis de deliquência e a grande arquitetura sucumbiu a um estado bastante fatigado", disse Chinneck.

Extrusión. Image © Vía Alex Chinnec

O designer iniciou o projeto, mas foram necessários doze meses para convencer as empresas a ajudá-lo e a darem conta da obra de arte. Tudo foi doado por dez empresas diferentes, exceto o trabalho, que foi cobrado. A instalação como tal foi elaborada em seis semanas, através da montagem de painéis pré-fabricados.

© Vía Alex Chinnec

A obra permanecerá em vigor durante um ano, antes que o edifício se converta para seu uso como habitação.

Via This is Colossal

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. "Arte e Arquitetura: uma residência derretida por Alex Chinnec" [Arte y Arquitectura: una vivienda derretida por Alex Chinnec] 18 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-152857/arte-e-arquitetura-uma-residencia-derretida-por-alex-chinnec> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.