Solar Decathlon 2013: UNC Charlotte vence "Escolha do Público"

As pessoas escolheram: a equipe UNC Charlotte do Solar Decathlon 2013 venceu o "Prêmio Escolha do Público" com o projeto UrbanEden. Projetada para ser uma residência urbana para um casal em Charlotte, Carolina do Norte, a casa, que independe da energia elétrica da rede pública, é definida pela forte conexão entre interior e exterior em meio à cidade. Ao fechar o deck posterior com um jardim vertical de 2 metros de altura e integrar uma parede de vidro de alto desempenho ao longo da fachada sul, os habitantes têm a rara possibilidade de desfrutar o exterior com privacidade em um denso contexto urbano.

O projeto modular expansível da UrbanEden utiliza um material já conhecido, modificado para causar menos danos ambientais: concreto geopolimérico pré-fabricado. Esteticamente versátil, sempre apropriado ao ambiente urbano, o concreto proporciona uma eficiente barreira sonora contra os ruídos da cidade. Além disso, ao substituir o cimento Portland pela mistura desenvolvida pela UNC Charlotte, há uma enorme queda nos níveis de emissão de carbono associadas ao material (teoricamente mais de 90% de redução). O novo material também oferece um novo uso para os resíduos da produção de carvão.

Solar Decathlon 2013: UNC Charlotte vence "Escolha do Público" - Imagem 14 de 19
© UrbanEden - Solar Decathlon Team UNC Charlotte

A fachada sul da residência é completamente formada por vidro de alto desempenho, que permite a entrada de luz natural e conecta o interior com o deck exterior resguardado pelos jardins verticais que proporcionam uma tranquila área de estar. O sistema de paredes verdes do deck, conhecido como "Wallgarden, é um jardim composto por floreiras removíveis que podem ser facilmente rearranjadas em diversas configurações. Seja uma parede verde ou uma pequena horta, todas os arranjos estão ligados a um eficiente sistema de irrigação abastecido pelo sistema de coleta de água pluvial.

Solar Decathlon 2013: UNC Charlotte vence "Escolha do Público" - Imagem 3 de 19
© Jason Flakes/U.S. Department of Energy Solar Decathlon

UrbanEden é alimentada por uma conjunto de painéis fotovoltaicos instalados em um sistema de trilhos na cobertura da casa. Os painéis solares podem se deslocar para cima do deck, proporcionando sombra para os ambientes externos e para a fachada sul durante o verão. No inverno, os painéis são recolhidos, permitindo o aquecimento passivo e iluminação através da fachada sul.

Solar Decathlon 2013: UNC Charlotte vence "Escolha do Público" - Imagem 17 de 19
© Logan Chamber
Solar Decathlon 2013: UNC Charlotte vence "Escolha do Público" - Imagem 18 de 19
© Logan Chamber

O desempenho destes painéis é controlado por um sistema interativo de manejo de energia. Este sistema mede e apresenta os índices de energia da casa, como o consumo de eletricidade ou de energia térmica. Os moradores podem monitorar como seus hábitos refletem nos índices e, então, moderar seus gastos para melhorar a eficiência da casa.

Solar Decathlon 2013: UNC Charlotte vence "Escolha do Público" - Imagem 4 de 19
© Jason Flakes/U.S. Department of Energy Solar Decathlon
Charlotte, Estados Unidos
  • Arquitetos: UNC Charlotte
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  822 ft²
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Logan Chamber

Saiba mais na página oficial da UrbanEden

Reveja outras casas vencedoras do Solar Decathlon 2013 aqui.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Solar Decathlon 2013: UNC Charlotte vence "Escolha do Público"" [UrbanEden / UNC Charlotte] 14 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-152619/solar-decathlon-2013-unc-charlotte-vence-escolha-do-publico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.