Casa Nihinihi / Dorrington Architects & Associates

Casa Nihinihi / Dorrington Architects & Associates - Imagem 2 de 21Casa Nihinihi / Dorrington Architects & Associates - Imagem 3 de 21Casa Nihinihi / Dorrington Architects & Associates - Imagem 4 de 21Casa Nihinihi / Dorrington Architects & Associates - Imagem 5 de 21Casa Nihinihi / Dorrington Architects & Associates - Mais Imagens+ 16

Casa Nihinihi / Dorrington Architects & Associates - Imagem 2 de 21
© Emma-Jane Hetherington

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ocupado anteriormente por uma pequena casa, este lugar, próxima da água, tinha grande potencial para aproveitar ao máximo a vista e o sol.

Casa Nihinihi / Dorrington Architects & Associates - Imagem 14 de 21
© Emma-Jane Hetherington

Depois de morar muitos anos na antiga residência, o cliente pediu um projeto que aproveitasse luz e espaço, mas que ainda mantivesse um grau de privacidade e separação dos vizinhos “suburbanos”. 

Casa Nihinihi / Dorrington Architects & Associates - Imagem 3 de 21
© Emma-Jane Hetherington

O programa pedia flexibilidade nos espaços sociais, de forma que eles pudessem ser abertos e contínuos, para maximizar cada espaço, ou fechados e separados, para criar um ambiente aconchegante. 

Casa Nihinihi / Dorrington Architects & Associates - Imagem 4 de 21
© Emma-Jane Hetherington

Conceitualmente, a casa é uma composição de formas separadas: duas caixas de madeira preta sobre uma fundação de concreto in situ. Elas abrigam os dormitórios inferiores (dois), banheiro/lavanderia e uma garagem para dois carros, grande o suficiente para acomodar um barco. 

Casa Nihinihi / Dorrington Architects & Associates - Imagem 5 de 21
© Emma-Jane Hetherington

Há uma varanda branca entre as duas caixas, estendendo a cozinha/sala de jantar até um cômodo exterior, com lareira ao ar livre e vista para o estuário a noroeste. O lado oposto da varanda é cercado com folhas de policarbonato, criando um efeito de caixa de fósforos no átrio, trazendo luz para o interior da casa ao mesmo tempo em que mantém a privacidade. 

Casa Nihinihi / Dorrington Architects & Associates - Imagem 7 de 21
© Emma-Jane Hetherington

O volume da frente abriga os espaços sociais, e sua estrutura está em balanço além da fundação de concreto. Foi inspirada nos residências típicas dos anos 1950, elevada para que fosse possível ver a paisagem, a estrutura parece solta no espaço, criando também uma entrada no andar de baixo.

Casa Nihinihi / Dorrington Architects & Associates - Imagem 6 de 21
© Emma-Jane Hetherington

O dormitório principal, a suite e o quarto de hóspedes estão abrigados na segunda caixa, próximos à parte posterior. Elevados meio pavimento a partir da fundação, estes dormitórios transmitem a sensação de privacidade, mas mantém uma conexão através das passarelas.

Casa Nihinihi / Dorrington Architects & Associates - Imagem 11 de 21
© Emma-Jane Hetherington

A sala é plano aberto, mas com uma sensação de divisão, de forma que uma pessoa pode se mover entre os cômodos dentro de uma unidade. Cozinha, sala de jantar e sala de estar habitam espaços individuais.

Casa Nihinihi / Dorrington Architects & Associates - Imagem 9 de 21
© Emma-Jane Hetherington

Um deck coberto, que se abre da sala de estar, cria mais um espaço íntimo dentro do todo. Com vista para o distante porto, esta estrutura pode ser aberta para compreender também a vista do estuário, que se torna mais próxima através de uma persiana deslizante na parede a noroeste.

Casa Nihinihi / Dorrington Architects & Associates - Imagem 10 de 21
© Emma-Jane Hetherington

Esta residência é predominantemente um espaço branco. Com uma paleta de cores deliberadamente reduzida, ela acentua a cor natural dos materiais, incluindo fibra náutica e madeira nos dormitórios. O chão de concreto e os móveis projetados complementam a proposta estética.

Casa Nihinihi / Dorrington Architects & Associates - Imagem 19 de 21
Fachada

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Nihinihi / Dorrington Architects & Associates" [nihinihi (raglan) / Dorrington Architects & Associates] 11 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-152360/casa-nihinihi-slash-dorrington-architects-and-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.