Mercado de Peixes em Bergen / Eder Biesel Arkitekter

Mercado de Peixes em Bergen / Eder Biesel Arkitekter - Imagem 2 de 32Mercado de Peixes em Bergen / Eder Biesel Arkitekter - Imagem 3 de 32Mercado de Peixes em Bergen / Eder Biesel Arkitekter - Imagem 4 de 32Mercado de Peixes em Bergen / Eder Biesel Arkitekter - Imagem 5 de 32Mercado de Peixes em Bergen / Eder Biesel Arkitekter - Mais Imagens+ 27

Bergen, Noruega

Descrição enviada pela equipe de projeto. O mercado de peixes de Bergen possui uma presença tradicional e significativa na cidade. Como um espaço vívido, ele imprime sua marca assim como os monumentos históricos e atrações turísticas.

Nosso projeto pretende contar essa história no futuro. Por esse motivo, o nomeamos "História Continuada".

Mercado de Peixes em Bergen / Eder Biesel Arkitekter - Imagem 6 de 32
© Norbert Miguletz

O mercado contemporâneo funciona o ano todo. Portanto, precisa oferecer níveis de conveniência e higiene permanentes. Nossa proposta dirige-se a estes desafios especificamente na sua situação, no centro de Bergen.

O edifício vai de encontro às demandas conceituais e, ao mesmo tempo, se integra ao contexto histórico criando uma imagem através da arquitetura moderna.

Mercado de Peixes em Bergen / Eder Biesel Arkitekter - Imagem 7 de 32
© Norbert Miguletz

Posição e Forma

A propriedade localiza-se no coração de Bergen, considerado patrimônio cultural mundial.

As visuais do mar e dos marcos históricos cruzam-se no local. Mantê-las é um ponto essencial para a experiência do contexto urbano ao redor da baía histórica. Origina-se assim um espaço triangular para a ampliação. Por conta da altura moderada do anexo do mercado, os limites da paisagem ainda serão conformados pelas fachadas históricas.

Mercado de Peixes em Bergen / Eder Biesel Arkitekter - Imagem 8 de 32
© Norbert Miguletz

Da perspectiva do pedestre, são os primeiros quatro a cinco metros de fachada que determinam a conexão ou a segregação do espaço urbano. A fachada transparente de vidro no térreo conecta visualmente o entorno e o interior do mercado.

Ideia

Mercado de Peixes em Bergen / Eder Biesel Arkitekter - Imagem 9 de 32
© Norbert Miguletz

Nosso conceito não visa criar um interior para o mercado, mas sim providenciar uma proteção das intempéries que faz os limites entre área de compras e praça desaparecerem. Não há divisão. O volume flutua criando uma cobertura e a fachada flexível de vidro abriga do vento e do tempo.

A fachada pode ser aberta nos dias quentes de verão. As  atividades de dentro conectam-se às externas criando um espaço homogêneo. 

Mercado de Peixes em Bergen / Eder Biesel Arkitekter - Imagem 10 de 32
© Norbert Miguletz

Praça do Mercado

O píer atual foi construído para os barcos a vapor de 1900. Antes destes, eram barcos movidos a vela que abasteciam o comércio da baía. O píer era curvo, para que estes barcos se aproximassem e fossem descarregados.

Essa significativa evolução mudou a aparência da cidade, e nós evidenciamos o antigo limite curvo do píer no plano de piso.

Mercado de Peixes em Bergen / Eder Biesel Arkitekter - Imagem 11 de 32
© Norbert Miguletz

Para o pavimento escolhemos granito como referência histórica. A antiga borda e os nomes dos primeiros proprietários são escritos em madeira no piso.

Ao mesmo tempo, o limite do píer sugere a disposição das bancas. Todos os demais elementos da praça também são sujeitos a este padrão, criam uma rede de caminhos, mais largos de acordo com sua importância.

O Mercado de Peixes de Bergen é um destino para turistas do mundo todo. Com o tempo, mudou e evoluiu: primeiro, vendendo os peixes nos barcos, depois usando as tradicionais bancas e então com seu atual edifício. Grandes fotografias contam este história.

Mercado de Peixes em Bergen / Eder Biesel Arkitekter - Imagem 12 de 32
© Norbert Miguletz

Função

Junto à seção aberta ao público, o Mercado conta um bloco de serviços de três pavimentos que contêm depósito, câmara fria e freezer, produção de gelo, vestiário, banheiro e outras funções. O pavimento superior abriga o "Centro de Gastronomia Norueguesa" e um balcão de informações com vista panorâmica.

Mercado de Peixes em Bergen / Eder Biesel Arkitekter - Imagem 13 de 32
© Norbert Miguletz

Fachada

A forma do edifício e sua fachada complementam-se ao contexto histórico. Apesar da nova forma, as cores e materiais surgem do entorno.

Mercado de Peixes em Bergen / Eder Biesel Arkitekter - Imagem 14 de 32
© Norbert Miguletz

As origens históricas são reinterpretadas com o uso de vidro e painéis de madeira em cores típicas de Bergen - ocre, vermelho escuro e branco, com diferentes ritmos e densidades - agregam vida à fachada

A alternância entre acessibilidade e abrigo define a imagem deste mercado moderno, por dentro e por fora. A atividade parece ocorrer em um cenário especialmente projetado. A noite o edifício ilumina o entorno. O Mercado de Bergen permanece sendo o centro da vida da cidade, agora mais polivalente, aberto e confortável.

Mercado de Peixes em Bergen / Eder Biesel Arkitekter - Imagem 20 de 32
Planta - Primeiro Pavimento

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Strandkaien 3, 5013 Bergen, Noruega

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mercado de Peixes em Bergen / Eder Biesel Arkitekter" [Fish market in Bergen / Eder Biesel Arkitekter] 10 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-151909/mercado-de-peixes-em-bergen-slash-eder-biesel-arkitekter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.