Vagas de carros são transformadas em área de convivência na X Bienal de Arquitetura de São Paulo

O espaço que normalmente seria ocupado por dois carros, agora é utilizado como espaço público e área de convivência, em meio ao movimento da cidade de São Paulo. A ação, parte da programação da X Bienal de Arquitetura de São Paulo, é uma iniciativa do Instituto Mobilidade Verde em correalização com o grupo Design OK e patrocínio da Vitacon. A chamada “Zona Verde” faz alusão aos parklets, criados originalmente em São Francisco, nos Estados Unidos, e está localizada na Rua Padre João Manuel, próximo à estação Consolação da Linha 2 – Verde do Metrô, entre os dias 7 de novembro e 7 de dezembro.

O objetivo da Zona Verde é converter o espaço do estacionamento de automóvel na via pública em área recreativa temporária, estimulando a ocupação pela comunidade, além do desenvolvimento de atividades que levantam a discussão da importância de se criar áreas de refúgio. “A ação pretende fomentar a discussão sobre o uso do espaço público de forma que possamos ter informações suficientes para a criação de políticas públicas que favoreçam a adoção desses espaços permanentes como forma de melhorar a convivência nos grandes centros”, explica Lincoln Paiva, presidente do Instituto Mobilidade Verde.

Cortesia de X Bienal de Arquitetura de São Paulo

Refletindo sobre a cidade contemporânea, a Bienal incorpora a dimensão urbana na própria estrutura espacial. Assim, ao mesmo tempo em que visita a exposição, o público tem a experiência viva da cidade de São Paulo. E, assim, a iniciativa da Zona Verde se encaixa perfeitamente à proposta do evento deste ano, discutindo a qualidade dos espaços na relação entre arquitetura e acessibilidade. “O projeto Zona Verde dialoga muito bem com as temáticas da Bienal, discutindo e sintetizando as questões que são o foco nesta edição. A intenção é exatamente levantar o assunto e mostrar que acessibilidade e mobilidade urbana devem sempre estar na pauta”, avalia Ligia Nobre, curadora da X Bienal de Arquitetura de São Paulo.

Uma cidade que congrega pedestres e veículos é o grande desafio. “As cidades precisam rediscutir a forma e ocupação do espaço urbano. E a Zona Verde surge como uma oportunidade de diálogo com a sociedade, já que é uma ação temporária e visa verificar a aceitação das pessoas a essa nova forma de integração com a cidade”, diz Lincoln Paiva.

Cortesia de X Bienal de Arquitetura de São Paulo

Pesquisa aponta aceitação da população

A Zona Verde instalada na Rua Padre João Manuel é a segunda etapa de um trabalho que vem sendo realizado pelo Instituto Mobilidade Verde e teve início em agosto, durante a realização da Design Weekend, quando duas instalações ficaram disponíveis durante quatro dias, no Itaim Bibi e na Vila Buarque. Nesta primeira fase, foi realizada uma pesquisa com as pessoas que visitavam o local, a qual constatou que não há uma queda no interesse pelo automóvel, mas, em contrapartida, aponta que os jovens têm uma percepção mais racional em relação ao uso do carro. Entre os entrevistados na faixa dos 26 aos 31 anos, 98% disseram ser donos de carro, mas 78% deles, porém, disseram usar o carro apenas uma vez por semana, enquanto 22% utiliza duas ou mais vezes no mesmo período. 100% das pessoas consultadas são favoráveis à criação de Zonas Verdes permanentes na cidade de São Paulo.

Programação

11 de novembro - Lançamento  do projeto Zonas Verdes “Parklet” – A Reinvenção do Espaço Público

12 de novembro - Das 10 às 18 horas - Bicicloteca - estímulo à leitura/descanso

20 de Novembro -  12 horas – Alex Stein – Expedição Urbana "Do Ibirapuera ao Central Park NY de Bicicleta"

22 de novembro - Das 12 horas às 13h30 - Intervenção Sonora - O Som e a Cidade

23 de novembro - 10 horas - Saída para Bike Tour – Conexão Cultural  X Bienal de Arquitetura de SP

12 horas - Autor do livro Cidade do Paraíso - leitura de trechos do livro sobre como é viver em Paraisópolis, a maior favela de São Paulo

28 de novembro - Das 18h30 às 20 horas – Intervenção Sonora - O Som e a Cidade

30 de novembro - 11 horas  - "Cidade código aberto: a relação dos movimentos de cultura livre com a re-descoberta da cidadania." Mariana Nobre: Pesquisadora de Tendências e fundadora do Atelier do Futuro

3 de dezembro - Das 12 horas às 13h30 – Intervenção Sonora - O Som e a Cidade

6 de dezembro - Das 10 às 18 horas - Bicicloteca na Zona Verde - estímulo à leitura/descanso

SERVIÇO

Zonas Verdes “Parklet”  – A Reinvenção do Espaço Público

Quando: de 7 de novembro a 7 de dezembro

Local: Rua Padre João Manuel, 63, ao lado do Conjunto Nacional (Estação Consolação do Linha 2 – Verde do Metrô). Acesso gratuito.

Horário: 24 horas

Programação completa da X Bienal de Arquitetura


Sobre este autor
Cita: Joanna Helm. "Vagas de carros são transformadas em área de convivência na X Bienal de Arquitetura de São Paulo" 07 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-151575/vagas-de-carros-sao-transformadas-em-area-de-convivencia-na-x-bienal-de-arquitetura-de-sao-paulo> ISSN 0719-8906

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