Casa Elvira / Pepa Díaz

Casa Elvira / Pepa Díaz - Imagem 2 de 27Casa Elvira / Pepa Díaz - Imagem 3 de 27Casa Elvira / Pepa Díaz - Imagem 4 de 27Casa Elvira / Pepa Díaz - Imagem 5 de 27Casa Elvira / Pepa Díaz - Mais Imagens+ 22

Lorca, Espanha
  • Arquitetos: Pepa Díaz
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  170
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:David Frutos Ruiz
Casa Elvira / Pepa Díaz - Imagem 10 de 27
© David Frutos Ruiz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em maio de 2011 Lorca foi devastada pela natureza, a casa, herdada de seus avós, foi destruída. Os moradores recuperam as coisa que sobraram, guardam-nas, são suas memórias, suas histórias. A sul do local onde ficava a casa está a montanha de Peñarrubia. As diretrizes do projeto foram: o lugar, os moradores e suas memórias relacionadas ás suas cosias, seus móveis, seus objetos.

Casa Elvira / Pepa Díaz - Imagem 8 de 27
© David Frutos Ruiz

Em uma localização diferente da antiga casa, o novo projeto é mais um elemento na paisagem de pedras, árvores, terra arada. A casa surge do chão árido para se mesclar ao verde preexistente. Blocos conectados, adição de unidade, arquitetura aditiva, reunião e espaços segregados, a casa se traduz em intimidade e encontro.

Casa Elvira / Pepa Díaz - Imagem 9 de 27
© David Frutos Ruiz

Voltada para o caminho de acesso, a casa é hermética. Mas, à medida que se adentra no terreno, os volumes da casa se abrem para o sol, para a paisagem.

Casa Elvira / Pepa Díaz - Imagem 2 de 27
© David Frutos Ruiz

O acesso se dá pela varanda; não há hall, já que esta é uma casa para a família e amigos - não existe formalidade. A entrada principal foi deixada para trás, junto à cerca de entrada; cada indivíduo tem liberdade de movimento no espaço, protegido pelo que ficou para trás, os carros, o barulho, a semana... trata-se de um lugar para se desconectar. 

Casa Elvira / Pepa Díaz - Imagem 20 de 27
© David Frutos Ruiz

A natureza é filtrada, enquadrada e domada pelos vazios - persianas de maiorca, janelas, venezianas (da antiga casa). A paisagem entra limitada, sem oprimir, pois no interior os habitantes querem viver com suas histórias - se os vazios fossem muito grandes, a natureza devoraria suas pequenas coisas. Cada ambiente tem seu lugar na paisagem: dormir, ler, se reunir. A casa busca viver em harmonia com o lugar e com a memória dos habitantes, discreta entre estes elementos. Surge uma linguagem que se comunica com o a paisagem, ela pertence aos habitantes, emoldura suas memórias.

Casa Elvira / Pepa Díaz - Imagem 24 de 27
Planta do Térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Elvira / Pepa Díaz" [Elvira House / Pepa Díaz] 09 Nov 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-151352/casa-elvira-slash-pepa-diaz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.