Existe futuro para os poços da Índia?

Turistas, quando visitam a Índia, costumam fazer um tour por templos, palácios e fortalezas espetaculares. No entanto, mesmo estando praticamente sob seus pés, as pessoas frequentemente esquecem dos poços, enormes estruturas subterrâneas (de até dez pavimentos) que pontuam a paisagem indiana.

Como mostrado no vídeo, os poços, construídos pela primeira vez por volta do ano 300 a.C., surgiram da necessidade de coletar e armazenar água de forma confiável. Eles apresentam sistemas de circulação muito complexos e, com o passar dos anos, se transformaram em centros comunitários e templos. No entanto, como aponta a arquiteta e jornalista Victoria Lautman, com o aumento da industrialização e com o clima cada vez mais seco (sem mencionar as incontáveis demolições), os poços estão sendo lentamente abandonados.

Contudo, o panorama não é completamente desanimador: alguns destes poços estão sendo renovados, outros já serviram de inspiração para arquitetos e cineastas (as cenas da prisão em "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" foram filmadas em poços indianos). Com sorte, estas magníficas estruturas histórias terão um futuro digno.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Allen, Katherine. "Existe futuro para os poços da Índia?" [Is there a Future for India's Stepwells?] 08 Nov 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-151334/existe-futuro-para-os-pocos-da-india> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.