Duas Casas no Algarve / Posto 9

 

Estas pequenas casas de férias destinam-se a um loteamento “anónimo” situado no litoral algarvio, junto à praia da Manta Rota.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Apesar de pertencerem a clientes distintos, as duas casas foram desenhadas em conjunto, transformando-se num volume de aparência unitária, composto por duas fracções geminadas e indivisíveis.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Em cada uma das fracções, o piso térreo é ocupado por um espaço único, composto  por sala comum e cozinha, voltadas respectivamente para poente e nascente. Estes espaços prolongam-se para o exterior em alpendres cobertos, ampliando a área útil disponível, e protegendo o interior da luz solar directa.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

O primeiro piso é reservado para a área privada, ocupando-se com três quartos de iguais dimensões, dois dos quais  voltados para nascente.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

A linguagem arquitectónica do conjunto baseia-se na expressividade dos seus elementos construtivos, doseada pelos critérios de simplicidade característicos na arquitectura do Sul.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Posto 9
  • Ano: 2007
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro e Metal
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Manta Rota, Algarve, Portugal

Equipe:

  1. Autoria
  2. Posto 9
  3. Coordenação
  4. Arq.ªJoana Castanheira, Arq.º André Ferreira

Informação Complementar:

  1. Colaboração
  2. Arq.ª Joana Ribeiro

Sobre este escritório
Escritório
Cita: Joanna Helm. "Duas Casas no Algarve / Posto 9" 20 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-15067/duas-casas-no-algarve-posto-9> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.