Window / LADAA

Window / LADAA - Imagem 1 de 24
© Pere Peris
Los Monasterios, Espanha
  • Arquitetos: LADAA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  745
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pere Peris

Window / LADAA - Imagem 2 de 24Window / LADAA - Imagem 3 de 24Window / LADAA - Imagem 4 de 24Window / LADAA - Imagem 5 de 24Window / LADAA - Mais Imagens+ 19

Descrição enviada pela equipe de projeto. Analisando os requisitos do programa, os regulamentos de planejamento urbano e a topografia do terreno, a seguinte estratégia foi decidida: estabelecer um grande "pódio" no qual viver. Além disso, este pedestal nos permitirá acomodar parte dos serviços de habitação e salvar a encosta íngreme do terreno.

Window / LADAA - Imagem 3 de 24
© Pere Peris

Juntamente com esta estratégia, a decisão de fazer a casa em dois andares únicos nos permite subir e apreciar a vista no piso principal, sem quebrar a altura da cornija. Do mesmo modo e usando a orologia natural do terreno, alcançamos aquela parte da peça que é incorporada e é totalmente exterior e pode ser considerada como um espaço habitável e utilizado para o quarto de hóspede e para o quarto da filha da família, adicionando um pátio na fachada principal, conseguindo melhor ventilação e iluminação para estas salas. Desta forma, liberamos o térreo, só destinando-o para espaços do dia e para o quarto principal, obtendo assim total independência para os hóspedes e a filha.

Window / LADAA - Imagem 10 de 24
© Pere Peris

Assim, a casa é apresentada como um grande prisma ortogonal. Três de seus lados verticais são quase opacos (a entrada, e aqueles que ficam voltados para os vizinhos) e o quarto é totalmente transparente, abrindo-se para as vistas espetaculares do terreno. O acesso à casa é por um caminho ligeiramente inclinado que nos leva para o interior da grande peça, presente, mas escondido da rua. Nós colocamos uma caixa de vidro transparente como uma transição entre o exterior e o interior. Uma vez dentro da casa, nós estamos em um único espaço de 200 m2. Esse grande espaço é percebido como um único ambiente, mas pode ser segmentado em diferentes salas.

Window / LADAA - Imagem 11 de 24
© Pere Peris

Em frente ao grande prisma apresenta-se o pódio sobre o qual são colocados dois grandes terraços descobertos e o terraço principal. Estas áreas apresentam-se como uma continuação do espaço interno. Através de uma escadaria temos acesso ao porão onde encontramos os espaços de serviço, garagem, bem como o acesso à zona habitável deste piso. Nesta área temos uma sala de audiovisual e dois quartos. Para obter uma boa iluminação e ventilação destes quartos planejamos dois pátios, um na fachada principal e o segundo, entre a casa e a piscina, que, juntamente com o formato da terra, nos permitem criar um subsolo que é completamente exterior.

Window / LADAA - Imagem 20 de 24
© Pere Peris

Com este esquema, a casa aparece como uma grande caixa onde tudo é feito de vidro e os limites interior-exterior não são facilmente percebidos, bem como um prisma perfeito no topo do terreno, com um dos lados totalmente abertos, quase como nos enganando, pois não só abriga a edificação, como também serve para gerar o espaço externo habitável e protegido. É importante mencionar que a entrada da garagem é considerada como a entrada principal e ou, consequentemente, o pátio que aparece na frente desta entrada é sempre banhado na água da piscina e no jardim. Assim, a habitação é gerada no subsolo. O resto do edifício é apenas uma desculpa para o conforto.

Window / LADAA - Imagem 13 de 24
© Pere Peris

Nós tínhamos procurado um design de habitação amigável para envolver o terreno existente, tanto quanto possível para preservar a privacidade dos seus habitantes sem que isso fosse um impedimento para projetar uma casa iluminada e aberta ao exterior. Um aspecto muito importante é a relação interior-exterior. Esta relação ocorre sempre através de uma ligação, uma combinação que faz o filtro de privacidade entre interior e exterior algo descontrolado. A casa foi criada com base em uma ideia muito simples: ". Nossa casa é o espaço em cima de um tapete de pedra negra, nosso ponto de vantagem a partir do qual olhar para o tecido do mundo"

Window / LADAA - Imagem 22 de 24
Planta Baixa Subsolo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Window / LADAA" [Window / LADAA] 30 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-149685/window-slash-ladaa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.