Casa de Energia Zero em Lokeren / BLAF Architecten

Casa de Energia Zero em Lokeren / BLAF Architecten - Imagem 2 de 20Casa de Energia Zero em Lokeren / BLAF Architecten - Imagem 3 de 20Casa de Energia Zero em Lokeren / BLAF Architecten - Imagem 4 de 20Casa de Energia Zero em Lokeren / BLAF Architecten - Imagem 5 de 20Casa de Energia Zero em Lokeren / BLAF Architecten - Mais Imagens+ 15

Lokeren, Bélgica
Casa de Energia Zero em Lokeren / BLAF Architecten - Imagem 11 de 20
© Stijn Bollaert

Descrição enviada pela equipe de projeto. O estúdio Blaf tem como foco a capacidade de geração de uma arquitetura em nível espacial, social e ecológico. O urbanismo e a preocupação com a propriedade privada levaram a terra a ser consumida ao ponto de que a Bélgica é hoje uma das áreas mais densas e dispersas na Europa. Blaf têm desde há muito, contribuído para o conhecimento geral dessa condição "genética" experimentando com seu componente mais básico: a habitação unifamiliar.

Casa de Energia Zero em Lokeren / BLAF Architecten - Imagem 9 de 20
© Stijn Bollaert

Esta casa foi construída em um típica área da expansão flamenga, à beira de um loteamento, onde os subúrbios literalmente ficam voltados para o campo. O loteamento cria uma condição que é genérica e específica, o contexto e o sem contexto. A casa lida com essa condição de uma forma aparentemente indiferente, enquanto que na verdade ela está questionando o loteamento: ela está reformulando o conceito de frente, laterais e fachada posterior, abordando o ambiente de formas equivalentes, e é consciente ao deixar qualquer tipo de cercas para trás.

Casa de Energia Zero em Lokeren / BLAF Architecten - Imagem 2 de 20
© Stijn Bollaert

Casas passivas têm anormalmente espessas paredes exteriores. Organizar escadas, móveis, armazenamento, salas com maquinário etc contra estas paredes articula sua espessura ainda mais. A casa torna-se um monolito, com uma camada externa funcional e um centro íntimo encapsulado. Cada janela cria um nicho, uma abscissa, orquestrando as relações entre o coração da casa e o exterior. A partir do ponto de vista de uma "casa passiva", as perfurações do escudo/camada externa são equilibradas entre a maximização dos ganhos solares e a redução das perdas de calor.

Casa de Energia Zero em Lokeren / BLAF Architecten - Imagem 12 de 20
Planta Baixa 2º Pavimento

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Energia Zero em Lokeren / BLAF Architecten" [Zero Energy House Lokeren / BLAF Architecten] 30 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-149664/casa-de-energia-zero-em-lokeren-slash-blaf-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.