Resultados do Concurso Nacional Casa PVC

Divulgados os resultados do Concurso Público Nacional de Estudos Preliminares de Arquitetura para uma habitação sustentável de PVC. Promovido pela Braskem e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil de Alagoas (IAB-AL), o concurso faz parte das comemorações da inauguração da primeira unidade de PVC no Estado, em 1988. Um dos objetivos do concurso era dar visibilidade as novas tecnologias da construção civil, incorporando alguns dos conceitos de habitação sustentável global.

Foram premiadas quatro equipes, das quais três primeiros colocados e uma menção honrosa. A seguir, imagens e trechos da ata de julgamento descrevendo cada um dos premiados.

Primeiro Lugar - André Fornari (Florianópolis – SC)

Primeiro Lugar. Image Cortesia de Concurso Casa PVC

O primeiro colocado resolve o programa de necessidades com clareza de leitura arquitetônica e proposições que aliam atratividade e personalidade, próprios para demonstração de portfólio de produtos, a princípios adequados no que se refere à funcionalidade da habitação e à correta orientação em relação ao sol e aos ventos. O projeto se desenvolve em dois blocos longitudinais justapostos. Em um dos blocos é organizada a parte íntima, de forma compacta e com privacidade, e, no outro, a parte social e de serviço. O afastamento na lateral sudeste favorece a ventilação no bloco de quartos, ao longo de todo o ano. Já a continuidade dos ambientes sociais favorece a ventilação vinda de nordeste, presente nos meses de verão. A limitação de acessibilidade no banheiro da suíte pode ser facilmente resolvida pela relocação dos aparelhos sanitários. A posição do quarto de casal pode ser invertida com a do banheiro, eliminando sua exposição ao sol poente e a área de serviço poderia ser deslocada para evitar a exposição à sala de estar. De modo geral, este projeto explicita os princípios passivos aplicados e adequados ao programa e seu contexto.

Segundo Lugar - Vereda Arquitetos (São Paulo – SP)

Segundo Lugar. Image Cortesia de Concurso Casa PVC

O segundo lugar apreseta um partido compacto, com núcleo central hidráulico, situação que favorece a racionalidade técnica-construtiva e por determinar um módulo flexível e com espacialidade interessante no sentido de integrar visualmente todo o terreno, com integração entre interior e exterior. A flexibilidade funcional e a integralidade espacial são elementos de destaque da proposta. A organização funcional oferece flexibilidade, o que favorece a possibilidade de organizar livremente as funções da casa, assim como de outra atividades possíveis. O partido adotado permite ventilação cruzada na direção Leste-Oeste, situação considerada adequada para as condições de sustentabilidade. Como aspetos negativos, considerou-se a integração entre os quartos, que, se bem integra os espaços e valoriza a proposta como casa-conceito, do ponto de vista prático dificulta a conciliação das demandas de ventilação cruzada e isolamento acústico entre os ambientes.

Segundo Lugar. Image Cortesia de Concurso Casa PVC

Terceiro Lugar - Leandro Gomes, Paulo Victor Almeida, Sergio Terra (São Paulo – SP)

Terceiro Lugar. Image Cortesia de Concurso Casa PVC

O projeto premiado com o Terceiro Lugar apresenta uma solução espacial com características interessantes no que se refere à integração entre os espaços internos e externos da edificação. Essa integração tira partido das características do clima local, onde a temperatura do ar oscila dentro de parâmetros próximos ao conforto térmico humano. A implantação da casa abre-se ora para os fundos com a zona íntima, ora para a parte do jardim frontal com a área social. As esquadrias utilizadas nas fachadas nordeste e sudoeste poderiam ser executadas em lâminas horizontais (que funcionariam como protetores solares nessas fachadas) ao invés da proposta de lâminas verticais. Por outro lado, parte do fluxo do vento oriundo da direção sudeste, que passaria paralelamente a essas fachadas, poderia ser redirecionado para o interior da habitação, com a colocação das esquadrias na posição perpendicular às fachadas, de modo que as mesmas viessem a funcionar como defletores do vento. Ainda nessas fachadas, a existência de pergolados oferece uma proteção solar próxima da desejada. Observa-se que a circulação do ar nos quartos fica comprometida com o fechamento das portas no período noturno. A utilização de restos de tubos de diâmetros diferentes na composição do muro frontal da casa apresenta uma contribuição original ao uso do PVC, funcionando como elementos vazados de baixo custo.

Terceiro Lugar. Image Cortesia de Concurso Casa PVC

Menção Honrosa - Igor Lima Ribeiro (Fortaleza - CE)

Menção Honrosa. Image Cortesia de Concurso Casa PVC

Seu partido arquitetônico propõe as áreas sociais e privadas integradas através um pátio central. A geometria da coberta reforça a organização em torno do pátio, simplifica a construção e favorece a captação de águas de chuvas. O pátio oferece a possibilidade de captação de ventilação desde o Sudeste. A possibilidade de agrupamento foi outro aspecto positivo. A disposição das áreas interiores, as esquadrias sem proteção e a ausência de beirais, necessários para as condições climáticas do local de implantação, foram considerados como limitações da proposta.

Menção Honrosa. Image Cortesia de Concurso Casa PVC

Para ver todas as pranchas dos vencedores, por favor, visite a página oficial do concurso.


Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Romullo Baratto. "Resultados do Concurso Nacional Casa PVC" 29 Out 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-149597/resultados-do-concurso-nacional-casa-pvc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.